A PESQUISA DE CARÁTER QUALITATIVO, TEVE POR OBJETIVO INVESTIGAR O LÚDICO ENQUANTO ESTRATÉGIA DIDÁTICO-METODOLÓGICA PARA UMA PERSPECTIVA INCLUSIVA, E MAIS ESPECIFICAMENTE, COM CRIANÇAS COM O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA). O PRESENTE TRABALHO BUSCOU EXPLORAR O LÚDICO COMO UM MÉTODO DIDÁTICO NA EDUCAÇÃO INCLUSIVA, CONTRIBUINDO ASSIM PARA TODA A EDUCAÇÃO E SEUS DESAFIOS DIÁRIOS ENFRENTADOS POR DOCENTES E DISCENTES. FOI ORGANIZADO EM DUAS FASES, A PRIMEIRA DE REVISÃO BIBLIOGRÁFICA/DOCUMENTAL, ASSENTE NAS DISCUSSÕES DE: CAMARGO (2017), CRUZ (2009), SILVA, GAIATO E REVELES (2012), SIAULYS (2005), VARELLA (2018); E NOS DOCUMENTOS: CARTILHA - CONHECENDO O TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (2017), O ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA (BRASIL, 2013) E SABERES E PRÁTICAS DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA – BRASIL (2003). A SEGUNDA ETAPA REFERE-SE À PESQUISA DE CAMPO, INICIADA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO I, DA EDUCAÇÃO INFANTIL, NO CURSO DE PEDAGOGIA, EM QUE POR MEIO DE ENTREVISTAS, RELATOS E QUESTIONÁRIOS COM PERGUNTAS ABERTAS. BUSCOU-SE AINDA REALIZAR O ENSAIO DE UM ESTUDO DE CASO, EM QUE SE DESTACOU O OLHAR ACERCA DE UM POSSÍVEL CASO DE AUTISMO. CONTUDO É FUNDAMENTAL COMPREENDER AS DIFICULDADES DA CRIANÇA COM TEA E BUSCAR ESTRATÉGIAS PARA O DESENVOLVIMENTO DE SITUAÇÕES DE APRENDIZAGEM COM ELA, E NESSE CASO, O APOIO DE UMA EQUIPE MULTIDISCIPLINAR É VALIOSÍSSIMO, TANTO PARA O ACOMPANHAMENTO, O TRATAMENTO E O FUTURO DESSA CRIANÇA.