O PRESENTE ESTUDO TEM COMO ASPECTO PROPOR A DISCUSSÃO SOBRE AS DIFICULDADES NA LEITURA E NA ESCRITA NAS TURMAS DO ENSINO FUNDAMENTAL I, DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, PROCURA-SE COMPREENDER A PRÁTICA DA ESCRITA EM SALA DE AULA: UMA VISÃO DO PROFESSOR DO 5º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL PARA, EM SEGUIDA, IDENTIFICAR OS FATORES INTERNOS E EXTERNOS QUE INTERFEREM NESSE PROCESSO, E REFLETIR SOBRE A EDUCAÇÃO BÁSICA NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO, E POR FIM, COMPREENDER COMO A ESCRITA AUXILIA PARA A FORMAÇÃO DE ESTUDANTES CRÍTICOS REFLEXIVOS NO ENSINO FUNDAMENTAL I. DEFENDE-SE TAMBÉM A HIPÓTESE DE QUE AS DIFICULDADES SOBRE A LEITURA E A PRODUÇÃO ESCRITA É RESULTADO DE TODO UM CAMINHO PERCORRIDO PELO ESTUDANTE NA VIDA ESCOLAR. NESSA CONCEPÇÃO A ESCRITA DEVE SER ENTENDIDA COMO UM INSTRUMENTO NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DE UMA REFLEXÃO CRÍTICA E SOCIAL. NESTE SENTIDO, O ALUNO TENDE A APRENDER DE FORMA QUALITATIVA, POIS O PROCESSO TORNA-SE MAIS DINÂMICO FORMANDO LEITORES E, SOBRETUDO ESCRITORES ATIVOS. ESSA PESQUISA FUNDAMENTA-SE EM FREIRE (1982, 1996, 2003), KLEIMAM (2008, 2012, 2014), SOARES (2009, 2011), SISTO (2000, 2001) E VIGOSTSKY (1998), DENTRE OUTROS QUE COLABORAM COM A HIPÓTESE EM QUESTÃO. RESSALTA-SE EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA, DE CARÁTER QUALITATIVO QUE VENHA CONTRIBUIR PARA PROFESSORES EM FORMAÇÃO E/OU ATUANTES NA EDUCAÇÃO BÁSICA, NO ATO DE LER E ESCREVER QUE ESTÁ ATRELADO À NATUREZA SOCIAL DA LEITURA E ESCRITA E SUA FUNÇÃO COMUNICATIVA, CONSTRUIR ELEMENTOS DE COMBATE À ALIENAÇÃO E A IGNORÂNCIA, VISTO QUE A ESCOLA BUSCA A FORMAÇÃO DE LEITORES CRÍTICOS E ATUANTES.
PALAVRAS-CHAVES: LEITURA, ESCRITA, DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM, INSTRUMENTO, REFLEXÃO.