O PRESENTE TRABALHO É UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ACERCA DE UM PROJETO PARA ESTIMULAR O HÁBITO DA LEITURA NO PROCESSO DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO, UTILIZANDO COMO ESTRATÉGIA DIDÁTICA A GAIOLA LITERÁRIA E A ROLETA DOS GÊNEROS TEXTUAIS, DESENVOLVIDO EM DUAS TURMAS DE 3º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE BELÉM, NO ESTADO DO PARÁ, NO PERÍODO DE OUTUBRO A DEZEMBRO DE 2018. OS OBJETIVOS FORAM: PROMOVER O PROCESSO DE LETRAMENTO E ALFABETIZAÇÃO DE FORMA DINÂMICA E PRAZEROSA; ESTIMULAR O HÁBITO DA LEITURA EM SALA DE AULA; REALIZAR NA SALA DE AULA A LEITURA DOS VARIADOS GÊNEROS TEXTUAIS QUE CIRCULAM EM NOSSA SOCIEDADE, IDENTIFICANDO AS CARACTERÍSTICAS, AS ESTRUTURAS E A FINALIDADE DESSES GÊNEROS TEXTUAIS; PRODUZIR EM SALA DE AULA ALGUNS EXEMPLARES DESSES GÊNEROS TEXTUAIS. PARA TANTO, CONSTRUIU-SE UMA ROLETA COM OS GÊNEROS TEXTUAIS E ORNAMENTOU-SE UMA GAIOLA VELHA, QUE CHAMAMOS DE GAIOLA LITERÁRIA. A ROLETA É COMPOSTA DE ONZE (11) GÊNEROS TEXTUAIS, EMBAIXO DO NOME DO GÊNERO TEM AS CARACTERÍSTICAS E UM ENVELOPE E DENTRO DESTE HÁ UM TEXTO EXEMPLIFICANDO-O. NO CENTRO DA ROLETA TEM UM SPINNER COM UMA SETA. O ALUNO GIRA O SPINNER E QUANDO ESTE PARAR DE GIRAR O ALUNO LERÁ O GÊNERO INDICADO PELA SETA. DURANTE A REALIZAÇÃO DO PROJETO PERCEBEU-SE INTERESSE E MOTIVAÇÃO DE TODOS OS ALUNOS EM PARTICIPAREM DAS RODADAS DE LEITURA, MESMO AQUELES QUE AINDA NÃO TINHAM O DOMÍNIO DA LEITURA E DA ESCRITA.