O GOVERNO FEDERAL REFORMOU O ENSINO MÉDIO NO BRASIL. NESSE CONTEXTO, NESTE ARTIGO, RECORTE DE UMA PESQUISA QUE BUSCA ANALISAR REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS E PROFESSORES DO AGRESTE PERNAMBUCANO E PARAIBANO À LUZ DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE SERGE MOSCOVICI, TIVEMOS COMO OBJETIVO MAPEAR TESES E DISSERTAÇÕES BRASILEIRAS SOBRE O ENSINO MÉDIO NO PERÍODO 2007-2017. ESTE ESTUDO, QUALITATIVO, É COMUMENTE DENOMINADO “ESTADO DA ARTE” OU “ESTADO DO CONHECIMENTO”. A COLETA FOI REALIZADA EM DUAS PLATAFORMAS: O CATÁLOGO DE TESES E DISSERTAÇÕES DA COORDENAÇÃO DE APERFEIÇOAMENTO DE PESSOAL DE NÍVEL SUPERIOR (CAPES) E O BANCO DIGITAL DE TESES E DISSERTAÇÕES (BDTD). UTILIZAMOS A TÉCNICA DA ANÁLISE DE CONTEÚDO CATEGORIAL TEMÁTICA. CLASSIFICAMOS OS TRABALHOS SEGUNDO SUA ÊNFASE TEMÁTICA A PARTIR DA ANÁLISE DOS RESUMOS. APÓS ESSA ANÁLISE GERAL, ANALISAMOS NA INTEGRA OS TRABALHOS QUE FOCALIZARAM O ENSINO MÉDIO COMO OBJETO DE ESTUDO À LUZ DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. FORAM LOCALIZADOS UM TOTAL DE 630 TRABALHOS QUE ENVOLVIAM O ENSINO MÉDIO, SENDO 560 DISSERTAÇÕES E 70 TESES. DESSES TRABALHOS, 32 TIVERAM COMO REFERENCIAL A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS. NO ENTANTO, LOCALIZAMOS APENAS DOIS TRABALHOS QUE TIVERAM O ENSINO MÉDIO COMO OBJETO REPRESENTACIONAL. DIANTE DISSO, APONTAMOS A NECESSIDADE DE APROFUNDAR O CONHECIMENTO DA PRODUÇÃO ACADÊMICA SOBRE O ENSINO MÉDIO À LUZ DA TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS EM OUTRAS FONTES. A PESQUISA É RELEVANTE PARA O ENFRENTAMENTO TEÓRICO E PRÁTICO DOS DESAFIOS DO ENSINO MÉDIO NO ATUAL CONTEXTO, INCLUINDO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA ESSA ETAPA DA EDUCAÇÃO BÁSICA.