ESTE ARTIGO OBJETIVA APRESENTAR UM DIAGNÓSTICO ACERCA DA EDUCAÇÃO MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM A SÍNDROME DENOMINADA COMO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA), MATRICULADOS EM ESCOLAS DE ENSINO FUNDAMENTAL VINCULADAS À REDE PÚBLICA MUNICIPAL DE ENSINO DE PIRIPIRI PIAUÍ, COM A FINALIDADE DE, POSTERIORMENTE, REALIZAR INTERVENÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DE TECNOLOGIAS ASSISTIVAS QUE POTENCIALIZEM A APRENDIZAGEM DOS CONTEÚDOS MATEMÁTICOS. TRATA-SE DE UM ESTUDO DE ABORDAGEM QUALITATIVA, CLASSIFICADA QUANTO AO TIPO COMO EXPLORATÓRIA. O ESTUDO BIBLIOGRÁFICO SOBRE A EDUCAÇÃO MATEMÁTICA E AUTISMO MOSTRA QUE É NECESSÁRIO PROMOVER UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA DE QUALIDADE E QUE PREZE PELA APRENDIZAGEM DOS ALUNOS AUTISTAS. PORÉM, O DIAGNÓSTICO REALIZADO NAS ESCOLAS PESQUISADAS, EVIDENCIOU QUE O PROCESSO DE INCLUSÃO DESSES EDUCANDOS EM SALAS REGULARES, AINDA É UMA QUESTÃO DESAFIADORA, VISTO QUE AS ESCOLAS/SISTEMAS DE ENSINO NÃO POSSUEM INFRAESTRUTURA ADEQUADA, SOBRETUDO, EM RELAÇÃO À CAPACITAÇÃO DOCENTE. CONCLUI-SE, QUE FALTAM MAIS INVESTIMENTOS EM POLÍTICAS GOVERNAMENTAIS EM NO TOCANTE À ADEQUAÇÃO DOS ESPAÇOS, AQUISIÇÃO DE MATERIAIS, PRINCIPALMENTE NO QUE SE REFERE À FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES NA ÁREA DA EDUCAÇÃO ESPECIAL. DESTA FORMA, DIANTE DAS DIFICULDADES REVELADAS NOS RELATOS DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA ENTREVISTADOS E, COMO FORMA DE INTERVIR NESTA REALIDADE, PRETENDE-SE DESENVOLVER E APLICAR TECNOLOGIAS ASSISTIVAS VOLTADAS PARA O ENSINO DA MATEMÁTICA PARA ALUNOS COM TEA.