O TRABALHO É FRUTO DO RELATO DE EXPERIÊNCIA SOBRE A IMPORTÂNCIA DA INTERAÇÃO E DA RELAÇÃO ENTRE AS CRIANÇAS EM SALA DE AULA PARA O DESENVOLVIMENTO DO APRENDIZADO, RESPEITANDO AS DIFERENÇAS, AS CAPACIDADES E A PERSONALIDADE DE CADA CRIANÇA. AS ATIVIDADES FORAM REALIZADAS NUMA TURMA DO 1º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL DO INSTITUTO DE APLICAÇÃO FERNANDO RODRIGUES DA SILVEIRA DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (CAP- UERJ), LOCALIZADO NO BAIRRO RIO COMPRIDO, RIO DE JANEIRO, E ESTÃO INSERIDAS NO ÂMBITO DO PROJETO DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (ID) “SALAS DE AULA MORAIS: APRENDENDO E CRESCENDO COM OS CONFLITOS NA ESCOLA”. O PROJETO CONSIDERA A ESCOLA COMO ESPAÇO DE SOCIALIZAÇÃO E TEM POR OBJETIVO PERMITIR QUE AS CRIANÇAS POSSAM SE AUTOCOMPREENDER E ENTENDER A SUBJETIVIDADE DO OUTRO EM SUAS RELAÇÕES DIÁRIAS. EM ATIVIDADES E DINÂMICAS COLETIVAS REALIZADAS EM SALA DE AULA, ASSIM COMO EM TRABALHOS DESENVOLVIDOS EM GRUPOS, AS CRIANÇAS APRENDEM A TOMAR INICIATIVA, A COMPARTILHAR O CONHECIMENTO, A RESPEITAR E PRESTAR ATENÇÃO NO OUTRO, AJUDANDO-O EM TAREFAS COLETIVAS E CONTRIBUINDO PARA O SEU DESEMPENHO ESCOLAR, SEM SE COLOCAREM EM NÍVEIS SUPERIORES OU APONTAREM DIFERENÇAS QUE POSSAM EXISTIR ENTRE ELES. COM ISSO, AS AÇÕES PROMOVEM O APRENDIZADO, ABREM ESPAÇO PARA O DIÁLOGO ENTRE TODOS OS ESTUDANTES E POSSIBILITAM A ABERTURA À ALTERIDADE E INCLUSÃO DENTRO E FORA DA ESCOLA.