ESTE TRABALHO TEVE COMO TEMÁTICA GESTÃO AUTÔNOMA E DEMOCRÁTICA A PARTIR DOS MECANISMOS DE PROVIMENTO AO CARGO DE DIRETOR ESCOLAR, FORMAÇÃO E EXPERIÊNCIA NO EXERCÍCIO DA FUNÇÃO, MODELO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO MUNICIPAL, FOI INVESTIGADO O EXERCÍCIO DA GESTÃO DEMOCRÁTICA NA ESCOLA MUNICIPAL EDITH ALA, MUNICÍPIO DE CALDAS NOVAS-GO NO ANO DE 2017/2018. TENDO EM VISTA QUE A PROBLEMÁTICA CONSTITUI-SE NA DIFICULDADE DO GESTOR EM IMPLANTAR A REFERIDA GESTÃO, VEZ QUE AINDA É NOMEADO POR INDICAÇÃO POLÍTICA. O OBJETIVO GERAL É ANALISAR AS DIFICULDADES DA FOMENTAÇÃO E PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS SEGMENTOS NA CONSTRUÇÃO DA AUTONOMIA ADMINISTRATIVA E FINANCEIRA DA ESCOLA. SENDO QUE O DETERMINADO NA TEORIA, NÃO SEDIMENTA NA PRÁTICA. O CONSELHO ESCOLAR ÓRGÃO DE GRANDE IMPORTÂNCIA NA PARTICIPAÇÃO E AUTONOMIA AO TEMA PROPOSTO. UTILIZOU-SE PESQUISA BIBLIOGRÁFICA E DE CAMPO EM BUSCA DE DADOS CONSISTENTES E CONCRETOS. O ESTUDO FOI DE TIPO TRANSVERSAL, EXPLORATÓRIO, ABORDAGEM QUANTITATIVA E QUALITATIVA. A POPULAÇÃO ESTEVE CONSTITUÍDA POR GESTORES E COMUNIDADE LOCAL. OS DADOS FORAM COLHIDOS ATRAVÉS DE QUESTIONÁRIOS. OS RESULTADOS FORAM SATISFATÓRIOS, POIS, FOI POSSÍVEL CONSTATAR QUE A GESTÃO DEMOCRÁTICA É ADOTADA E PARCIALMENTE DESENVOLVIDA NA ESCOLA, O PAPEL DO DIRETOR ATIVO, POIS, O MESMO INCENTIVA A COMUNIDADE, OS PAIS, OS DOCENTES E DISCENTES A PARTICIPAREM, EMBORA SUPERFICIAL. CONCLUI-SE AINDA QUE A DIREÇÃO ESCOLAR TENHA COMO INSTRUMENTOS PARA GARANTIR A PRÁTICA DA DEMOCRACIA E GESTÃO, ALÉM DA LEGISLAÇÃO, RECOMENDAÇÕES E ÓRGÃOS FISCALIZADORES, ACOMPANHANDO ESTE PROCESSO, É NECESSÁRIO CRIAR AÇÕES QUE ESTIMULEM A CONSCIENTIZAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS DIRETA E INDIRETAMENTE NESTE PROCESSO DE DEMOCRATIZAÇÃO.