O EXAME CLÍNICO OBJETIVAMENTE ESTRUTURADO (OSCE) COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 61424 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1438 "inscrito_id" => 8317 "titulo" => "O EXAME CLÍNICO OBJETIVAMENTE ESTRUTURADO (OSCE) COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O EXAME CLÍNICO OBJETIVAMENTE ESTRUTURADO (OSCE) É APONTADA COMO UM DOS ELEMENTOS BASILARES NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO ENSINO SUPERIOR. PODE SER COMPREENDIDA COMO UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE MENSURAÇÃO E SÍNTESE DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES CLÍNICAS DESENVOLVIDAS PERANTE A UMA ADOÇÃO DE PROCEDIMENTOS PADRONIZADAS. COM ISSO, O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É RELATAR A EXPERIÊNCIA ACERCA DA IMPLEMENTAÇÃO DO OSCE DEMONSTRANDO A IMPORTÂNCIA COMO AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS EM SABER LIDAR COM SITUAÇÕES E CASOS CLÍNICOS REAIS. NESSE SENTIDO, TRATA-SE DE RELATO DE EXPERIÊNCIA, QUE VISA DESCREVER A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE PROPOSTA PELAS DISCIPLINAS QUE FAZEM PARTE DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO. SÃO ELAS: EPIDEMIOLOGIA, MECANISMO DE AGRESSÃO E DEFESA II, NUTRIÇÃO E DIETÉTICA, FUNDAMENTOS SOCIAIS E PSICOLOGIA APLICADA A NUTRIÇÃO, DURANTE O SEMESTRE 2019.1 NO PERÍODO 18/02/2018 A 14/06/2019. A FIM DE APRESENTAR OS RESULTADOS E DISCUSSÕES, FORAM DESCRITAS COMO FUNCIONA O OSCE E COMO SE DEU O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS CITADAS ANTERIORMENTE, JUNTAMENTE COM O DESENVOLVIMENTO DE QUADROS EM QUE RETRATA O CASO CLÍNICO CONTEXTUALIZADO, QUANTAS ESTAÇÃO FORAM REALIZADA, TEMPO DE DURAÇÃO DE CADA ESTAÇÃO, SITUAÇÃO, CONDUTAS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO. TODAVIA, ESTA MODALIDADE DE AVALIAÇÃO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PERMITE UMA FORMAÇÃO CLÍNICA, HUMANIZAÇÃO, PROFISSIONAL E ÉTICA POR INTERMÉDIO DA ARTICULAÇÃO DOS CONHECIMENTOS TEÓRICOS APLICADOS A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CLÍNICOS REAIS. PORTANTO, O OSCE PERMITE QUE O ALUNO VISUALIZE A EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ALÉM DE APROFUNDAR OS CONHECIMENTOS COM ENFOQUE NA PROBLEMATIZAÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO EM SAÚDE, AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, ENSINO SUPERIOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID8317_13082019233206.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELDER MATHEUS ALVES FERNANDES" "autor_nome_curto" => "FERNANDES H.M.A" "autor_email" => "heldermatheus10@hotmail.c" "autor_ies" => "FACENE/RN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 61424 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 1438 "inscrito_id" => 8317 "titulo" => "O EXAME CLÍNICO OBJETIVAMENTE ESTRUTURADO (OSCE) COMO ESTRATÉGIA DE AVALIAÇÃO NA FORMAÇÃO EM SAÚDE: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA" "resumo" => "O EXAME CLÍNICO OBJETIVAMENTE ESTRUTURADO (OSCE) É APONTADA COMO UM DOS ELEMENTOS BASILARES NO PROCESSO ENSINO E APRENDIZAGEM DOS DISCENTES DO ENSINO SUPERIOR. PODE SER COMPREENDIDA COMO UMA ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA DE MENSURAÇÃO E SÍNTESE DE COMPETÊNCIAS E HABILIDADES CLÍNICAS DESENVOLVIDAS PERANTE A UMA ADOÇÃO DE PROCEDIMENTOS PADRONIZADAS. COM ISSO, O OBJETIVO DO PRESENTE TRABALHO É RELATAR A EXPERIÊNCIA ACERCA DA IMPLEMENTAÇÃO DO OSCE DEMONSTRANDO A IMPORTÂNCIA COMO AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS EM SABER LIDAR COM SITUAÇÕES E CASOS CLÍNICOS REAIS. NESSE SENTIDO, TRATA-SE DE RELATO DE EXPERIÊNCIA, QUE VISA DESCREVER A IMPORTÂNCIA DA QUALIFICAÇÃO DO PROFISSIONAL DE SAÚDE PROPOSTA PELAS DISCIPLINAS QUE FAZEM PARTE DA MATRIZ CURRICULAR DO CURSO DE BACHARELADO EM NUTRIÇÃO. SÃO ELAS: EPIDEMIOLOGIA, MECANISMO DE AGRESSÃO E DEFESA II, NUTRIÇÃO E DIETÉTICA, FUNDAMENTOS SOCIAIS E PSICOLOGIA APLICADA A NUTRIÇÃO, DURANTE O SEMESTRE 2019.1 NO PERÍODO 18/02/2018 A 14/06/2019. A FIM DE APRESENTAR OS RESULTADOS E DISCUSSÕES, FORAM DESCRITAS COMO FUNCIONA O OSCE E COMO SE DEU O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DAS DISCIPLINAS CITADAS ANTERIORMENTE, JUNTAMENTE COM O DESENVOLVIMENTO DE QUADROS EM QUE RETRATA O CASO CLÍNICO CONTEXTUALIZADO, QUANTAS ESTAÇÃO FORAM REALIZADA, TEMPO DE DURAÇÃO DE CADA ESTAÇÃO, SITUAÇÃO, CONDUTAS, COMPETÊNCIAS E HABILIDADES NO PROCESSO DE AVALIAÇÃO. TODAVIA, ESTA MODALIDADE DE AVALIAÇÃO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PERMITE UMA FORMAÇÃO CLÍNICA, HUMANIZAÇÃO, PROFISSIONAL E ÉTICA POR INTERMÉDIO DA ARTICULAÇÃO DOS CONHECIMENTOS TEÓRICOS APLICADOS A RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS CLÍNICOS REAIS. PORTANTO, O OSCE PERMITE QUE O ALUNO VISUALIZE A EDUCAÇÃO EM SAÚDE, ALÉM DE APROFUNDAR OS CONHECIMENTOS COM ENFOQUE NA PROBLEMATIZAÇÃO-REFLEXÃO-AÇÃO." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "FORMAÇÃO EM SAÚDE, AVALIAÇÃO, APRENDIZAGEM, ENSINO SUPERIOR" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID8317_13082019233206.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:57" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41" "ativo" => 1 "autor_nome" => "HELDER MATHEUS ALVES FERNANDES" "autor_nome_curto" => "FERNANDES H.M.A" "autor_email" => "heldermatheus10@hotmail.c" "autor_ies" => "FACENE/RN" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }