O PRESENTE TRABALHO APRESENTA UM RELATO DE EXPERIÊNCIA ABORDANDO A APLICAÇÃO DO PROJETO DIDÁTICO INTITULADO DE JOGOS MATEMÁTICOS: BENEFÍCIOS DE ENSINAR E APRENDER BRINCANDO, COM ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL. SUA META FOI EXPOR E ESTIMULAR OS ESTUDANTES QUE À DISCIPLINA DE MATEMÁTICA PODE SER LECIONADA DE MANEIRA DIVERSIFICADA COM JOGOS, RECURSOS AUXILIARES, E QUE POR MEIO DELES É POSSÍVEL COMPREENDER ALGUNS CONCEITOS MATEMÁTICOS. PARA RESSALTAR A PLURALIDADE QUE OS JOGOS MATEMÁTICOS PROPORCIONAM PARA O PROCESSO DE ENSINO E DA APRENDIZAGEM, ADOTOU-SE ALMEIDA (1990) E PAMPLONA (2006). A APLICAÇÃO DO PROJETO DIDÁTICO OCORREU EM DOIS MOMENTOS, A PRINCÍPIO EM SALA DE AULA COM ALUNOS DO 7º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL, E POSTERIORMENTE SUA EXPOSIÇÃO OCORREU PARA TODA A COMUNIDADE ESCOLAR, DE UMA INSTITUIÇÃO PÚBLICA LOCALIZADA EM UM MUNICÍPIO DO INTERIOR NO ESTADO DE PERNAMBUCO. OS RESULTADOS INDICARAM QUE OS ESTUDANTES, PARTICIPANTES DA VIVÊNCIA, ENXERGARAM QUE A MATEMÁTICA AO SER LECIONADA DE MANEIRA DIVERSIFICADA DO AMBIENTE PAPEL E LÁPIS PODE ESTIMULAR NA COMPREENSÃO, E APRENDIZAGEM DOS DISTINTOS CONTEÚDOS. DESTACA-SE, AINDA, QUE O PROFESSOR AO SAIR DE SEU COMODISMO E DECIDE INVESTIR EM UMA NOVA METODOLOGIA FAVORECE AOS ALUNOS UM NOVO OLHAR DE COMO APRENDER MATEMÁTICA.