O PRESENTE ARTIGO TEM COMO FINALIDADE DISCUTIR A RESPEITO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES E COMO ESTA PODE VIR A INTERFERIR NO PROCESSO DE DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL DOS SUJEITOS. ESTE ESTUDO PARTIU DE UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE PROPÔS A EXPLANAÇÃO ACERCA DA BUSCA DA ESCOLARIZAÇÃO COMO MECANISMO DE DESENVOLVIMENTO SOCIAL E HUMANO, VISTO QUE, A EDUCAÇÃO É DIREITO DE TODOS, CABENDO À FAMÍLIA E AO ESTADO INTERVIR COM OBJETIVO DE DESENVOLVER O POTENCIAL DOS INDIVÍDUOS. SABEMOS QUE PARA ALCANÇARMOS UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE REQUER MUITO MAIS DO QUE APENAS PROPOR FORMAÇÕES CONTINUADAS PARA PROFESSORES, EMBORA ESTES CONQUISTEM SUBSÍDIOS PARA EXERCER UMA MELHOR PRÁTICA. É PRECISO INVESTIR EM OUTROS INDICADORES QUE DE ALGUMA FORMA INTERFEREM PARA QUE NÃO HAJA UM ENSINO DE QUALIDADE, COMO: INFRAESTRUTURA, MATERIAL DIDÁTICO E PEDAGÓGICO, MERENDA E OUTROS. TODAVIA, O PAPEL DO PROFESSOR É IMPRESCINDÍVEL, POIS É ATRAVÉS DA SUA PRÁTICA QUE ELE BUSCA COOPERAR PARA FORMAÇÃO DE SUJEITOS AUTÔNOMOS, CRÍTICOS E ATIVOS NA SOCIEDADE, E NÃO SUJEITOS HETERÔNOMOS QUE ACEITAM O QUE É DETERMINADO PELO OUTRO, SEM QUESTIONAR OU POSICIONAR-SE. CONTUDO, NÃO PODEMOS AFIRMAR QUE A FORMAÇÃO NÃO CONTRIBUI, NO ENTANTO, É PRECISO UM TRABALHO EM REDE EM PROL DE ÚNICO OBJETIVO, É NECESSÁRIO COMPREENDER A FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES E SUAS IMPLICAÇÕES NO DESENVOLVIMENTO EDUCACIONAL E SOCIAL.