O OBJETIVO GERAL DESTA PESQUISA FOI ANALISAR A COMPREENSÃO SOBRE A PESQUISA CIENTÍFICA EM RELAÇÃO A FORMAÇÃO DOCENTE DOS ESTUDANTES DO 3º E 6º SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR (IES) DE FORTALEZA-CE; E OS ESPECÍFICOS FORAM: (I) IDENTIFICAR A COMPREENSÃO SOBRE A PESQUISA CIENTÍFICA DESTES ESTUDANTES E (II) VERIFICAR AS DIFICULDADES ENFRENTADAS POR ESTES ALUNOS PARA A REALIZAÇÃO DE UMA PESQUISA CIENTÍFICA NO ÂMBITO DE SUA FORMAÇÃO INICIAL. ESTA PESQUISA TRATA-SE DE UM ESTUDO DE CASO, COM ABORDAGEM QUALITATIVA CONSIDERANDO O CURSO DE PEDAGOGIA DE IES COMO O LÓCUS. PARA O DESENVOLVIMENTO DESSA PESQUISA FORAM ESCOLHIDAS DUAS TURMAS DA IES EM PESQUISA, EM QUE AS AUTORAS FORAM MONITORAS DA DISCIPLINA DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I E PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM 2019.1. A CONCLUSÃO DESTE ESTUDO, INDICA UM PROGRESSO NO QUE DIZ RESPEITO À COMPREENSÃO, EM RELAÇÃO À PRÁTICA DA PESQUISA E A RELEVÂNCIA DA MESMA PARA A ATUAÇÃO DESTES COMO FUTUROS DOCENTES.