AS COLEÇÕES DE PLANTAS, SEJAM DIDÁTICAS OU CIENTÍFICAS, AUXILIAM NA PRESERVAÇÃO E MANUTENÇÃO DE REGISTROS QUE RELACIONAM OS RESULTADOS NOS MAIS VARIADOS ASPECTOS A UMA DETERMINADA ESPÉCIE, LIGANDO-OS A UMA CORRETA IDENTIFICAÇÃO QUE É DADA PELO CONJUNTO DE CARACTERÍSTICAS, RELACIONADAS AOS FATORES ECOLÓGICOS. DESSA FORMA, O PRESENTE TRABALHO DEMONSTRA A IMPORTÂNCIA DA CONSTRUÇÃO DE EXSICATAS NO CONTEXTO BOTÂNICO PARA O CURSO DE AGRONOMIA PROPORCIONANDO ASSIM ESTÍMULOS IMPRESCINDÍVEIS PARA QUE OS ALUNOS DESENVOLVAM HABILIDADES, EXPERIMENTAÇÃO COM UM RESULTADO PARTICULAR E ÚNICO ATRAVÉS DA VIVÊNCIA QUE A PRÁTICA OFERECE, POSSIBILITANDO VINCULAR A BOTÂNICA COM CONCEITOS INTERDISCIPLINARES REUNIDOS ATRAVÉS DA ECOLOGIA E PRESERVAÇÃO DA BIODIVERSIDADE LOCAL. A PRÁTICA ACONTECEU NO MÊS DE ABRIL, DO ANO CORRENTE, NO QUAL SE UTILIZOU A PESQUISA DE CAMPO, E COMO INSTRUMENTOS PARA A COLETA DE DADOS A OBSERVAÇÃO, CADERNO DE CAMPO E REGISTRO FOTOGRÁFICO, SENDO O PÚBLICO ALVO OS ALUNOS DO CURSO DE AGRONOMIA. O TRABALHO DIVIDIU-SE EM DUAS ETAPAS: AULA TEÓRICA E A AULA PRÁTICA. ESTA PRÁTICA POSSIBILITOU PARA OS ALUNOS REFLETIREM SOBRE OS MÉTODOS PEDAGÓGICOS QUE IRÃO FAZER PARTE DE SUA ATUAÇÃO PROFISSIONAL, PRINCIPALMENTE QUANDO O DOCENTE TEM QUE COORDENAR A APRENDIZAGEM DE UM CONHECIMENTO CIENTÍFICO. DURANTE O DESENVOLVIMENTO DA AULA DESCRITA NESSE TRABALHO, OS ALUNOS ESTAVAM ESTUDANDO OS ASSUNTOS RELACIONADOS ÀS COLEÇÕES BIOLÓGICAS E DIDÁTICAS. O USO DE EXSICATAS TORNA AS AULAS DIFERENCIADAS, POIS DESPERTA NOS ESTUDANTES MAIOR CURIOSIDADE SOBRE AS TEMÁTICAS QUE ESTÃO SENDO TRABALHADAS. DESTA MANEIRA, OS MESMOS SENTEM-SE ESTIMULADOS COM A BUSCA DE NOVOS CONHECIMENTOS E APRENDIZADO.