O PRESENTE TRABALHO POSSUI O OBJETIVO DE INVESTIGAR QUAIS SÃO AS METODOLOGIAS UTILIZADAS NO ENSINO DE MATEMÁTICA PARA ALUNOS SURDOS, IDENTIFICAR QUAIS OS DESAFIOS QUE O PROFESSOR DE MATEMÁTICA ENFRENTA NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DOS SURDOS, ALÉM DE TRAZER REFLEXÕES SOBRE A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO DE SURDOS E AS METODOLOGIAS E RECURSOS QUE POSSAM AUXILIAR OS ALUNOS A DESENVOLVER A APRENDIZAGEM EM MATEMÁTICA. AS DISCUSSÕES QUE EMBASARAM ESTA PESQUISA FORAM FUNDAMENTADAS EM AUTORES QUE VERSAM SOBRE O ASSUNTO, COMO OLIVEIRA (2005), BORGES (2006), PEREIRA (2008) E ALBERTON (2015). COMO METODOLOGIA INVESTIGATIVA RELATA-SE A EXPERIÊNCIA VIVENCIADA A PARTIR DE OBSERVAÇÕES NAS AULAS DE MATEMÁTICA EM UMA TURMA DE 3° ANO DO ENSINO MÉDIO EM UMA ESCOLA REGULAR DO MUNICÍPIO DE CRATEÚS. TAMBÉM FORAM REALIZADAS ENTREVISTAS COM A PROFESSORA DE MATEMÁTICA, A INTÉRPRETE DA TURMA E A PROFESSORA/INTÉRPRETE RESPONSÁVEL PELA SALA DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS/ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO – SRM/AEE. IDENTIFICOU-SE QUE A PROFESSORA NÃO UTILIZA METODOLOGIAS E/OU RECURSOS DIFERENCIADOS PARA AUXÍLIO DA SUA PRÁXIS E QUE A INTÉRPRETE ACABA DESENVOLVENDO O PAPEL DE PROFESSORA EM SALA DE AULA PARA OS ALUNOS SURDOS. A CONSTRUÇÃO DESTE TRABALHO POSSIBILITOU AMPLIAR A PERCEPÇÃO SOBRE O QUANTO O USO DE METODOLOGIAS E/OU RECURSOS DIFERENCIADOS PODEM FAZER A DIFERENÇA PARA A APRENDIZAGEM DO ALUNO SURDO E QUE A FORMAÇÃO CONTINUADA DO DOCENTE É ESSENCIAL PARA QUE POSSA SER OFERTADO AOS ALUNOS MEIOS FAVORÁVEIS A SUA APRENDIZAGEM, EM PARTICULAR, NA DISCIPLINA DE MATEMÁTICA.