Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

COMPREENSÃO LEITORA E O TEXTO VERBO - IMAGÉTICO

Palavra-chaves: COMPREENSÃO LEITORA, , GRAMÁTICA DO DESING VISUAL, TEXTO VERBO IMAGÉTICO, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, ESTRATÉGIAS DE LEITURA Pôster (PO) GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 59574
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2562
    "inscrito_id" => 4454
    "titulo" => "COMPREENSÃO LEITORA E O TEXTO VERBO - IMAGÉTICO"
    "resumo" => """
      O AMBIENTE ESCOLAR É O ESPAÇO INSTIGADOR DE IDEIAS E RESSIGNIFICAÇÕES DE SENTIDO NO CAMPO\r\n
      TEXTUAL. A LEITURA DENTRO DO CERNE COMUNICATIVO PROPORCIONA AO ALUNO NÃO SOMENTE A FORMAÇÃO\r\n
      CRÍTICA, MAS INCLUI EM SUAS INCUMBÊNCIAS UM DELINEAR DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS COGNITIVAS PARA\r\n
      SE ALCANÇAR A COMPREENSÃO LEITORA ATRAVÉS DE TEXTOS VERBOS IMAGÉTICOS.ESTA PESQUISA TEM COMO\r\n
      OBJETIVO INVESTIGAR A CONTRIBUIÇÃO DA COMPOSIÇÃO TEXTUAL VERBO IMAGÉTICO COMO ELEMENTO DE\r\n
      SUPORTE TAMBÉM ENUNCIATIVO E FOMENTADOR PARA COMPREENSÃO LEITORA DO ALUNO.PARA ANÁLISE DA\r\n
      CONSTRUÇÃO INTERPRETATIVA NOS PAUTAREMOS NAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA, INFERÊNCIAS, HORIZONTES DE\r\n
      COMPREENSÃO, CONHECIMENTOS PRÉVIOS E ELEMENTOS MULTIMODAIS (SONS, IMAGENS, CORES..)QUE\r\n
      COMPLEMENTAM OS PROCESSOS COGNITIVOS NECESSÁRIOS PARA O ALUNO ATINGIR A COMPREENSÃO LEITORA\r\n
      DESEJADA NA LEITURA DE UM TEXTO.OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DESTA PESQUISA SE APOIAM NO ESTUDO\r\n
      DE KATO(1985)ALLIENDE (1987), SOLÉ(1998),KLEIMAN(2007),MARCUSCHI(2008),KOCH E\r\n
      ELIAS(2013),OLIVEIRA (2014) NO CAMPO DA COMPREENSÃO LEITORA E KRESS E VAN LEEUWEN (2004),\r\n
      DIONÍSIO (2011) NO CAMPO DA GRAMÁTICA DO DESING VISUAL–GDV.O RECURSO METODOLÓGICO\r\n
      DESTA PESQUISA É DE NATUREZA INTERVENCIONISTA, POIS SEU INTUITO É PROMOVER O DESENVOLVIMENTO\r\n
      DA COMPREENSÃO LEITORA, PRODUZINDO CONHECIMENTO PARA APLICAÇÃO PRÁTICA.TENDO EM VISTA QUE\r\n
      A PRESENTE PESQUISA ACONTECERÁ NO ÂMBITO ESCOLAR E VISA MELHORAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA E,\r\n
      CONSEQUENTEMENTE, O APRENDIZADO DO ALUNO, ELA ASSUME O CARÁTER DE PESQUISA-AÇÃO.AS\r\n
      INTERVENÇÕES SERÃO APLICADAS EM UMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA\r\n
      PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ARATUBA. A EXECUÇÃO DA ATIVIDADE OCORRERÁ ATRAVÉS DA LEITURA DE TEXTOS\r\n
      VERBOS IMAGÉTICOS QUE SUBSIDIARÃO A COLETA DE DADOS PARA NOSSAS FUTURAS CONCLUSÕES SOBRE O\r\n
      OBJETO INVESTIGADO.\r\n
      PALAVRAS-CHAVE: COMPREENSÃO LEITORA, GRAMÁTICA DO DESING VISUAL, TEXTO VERBO IMAGÉTICO ,\r\n
      ESTRATÉGIAS DE LEITURA, COGNIÇÃO.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "COMPREENSÃO LEITORA,, GRAMÁTICA DO DESING VISUAL, TEXTO VERBO IMAGÉTICO, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, ESTRATÉGIAS DE LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID4454_22082019222809.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSELIA CRUZ SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉLIA CRUZ"
    "autor_email" => "atilajl@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "E.E.M. JOSÉ JOACY PEREIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 59574
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2562
    "inscrito_id" => 4454
    "titulo" => "COMPREENSÃO LEITORA E O TEXTO VERBO - IMAGÉTICO"
    "resumo" => """
      O AMBIENTE ESCOLAR É O ESPAÇO INSTIGADOR DE IDEIAS E RESSIGNIFICAÇÕES DE SENTIDO NO CAMPO\r\n
      TEXTUAL. A LEITURA DENTRO DO CERNE COMUNICATIVO PROPORCIONA AO ALUNO NÃO SOMENTE A FORMAÇÃO\r\n
      CRÍTICA, MAS INCLUI EM SUAS INCUMBÊNCIAS UM DELINEAR DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS COGNITIVAS PARA\r\n
      SE ALCANÇAR A COMPREENSÃO LEITORA ATRAVÉS DE TEXTOS VERBOS IMAGÉTICOS.ESTA PESQUISA TEM COMO\r\n
      OBJETIVO INVESTIGAR A CONTRIBUIÇÃO DA COMPOSIÇÃO TEXTUAL VERBO IMAGÉTICO COMO ELEMENTO DE\r\n
      SUPORTE TAMBÉM ENUNCIATIVO E FOMENTADOR PARA COMPREENSÃO LEITORA DO ALUNO.PARA ANÁLISE DA\r\n
      CONSTRUÇÃO INTERPRETATIVA NOS PAUTAREMOS NAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA, INFERÊNCIAS, HORIZONTES DE\r\n
      COMPREENSÃO, CONHECIMENTOS PRÉVIOS E ELEMENTOS MULTIMODAIS (SONS, IMAGENS, CORES..)QUE\r\n
      COMPLEMENTAM OS PROCESSOS COGNITIVOS NECESSÁRIOS PARA O ALUNO ATINGIR A COMPREENSÃO LEITORA\r\n
      DESEJADA NA LEITURA DE UM TEXTO.OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DESTA PESQUISA SE APOIAM NO ESTUDO\r\n
      DE KATO(1985)ALLIENDE (1987), SOLÉ(1998),KLEIMAN(2007),MARCUSCHI(2008),KOCH E\r\n
      ELIAS(2013),OLIVEIRA (2014) NO CAMPO DA COMPREENSÃO LEITORA E KRESS E VAN LEEUWEN (2004),\r\n
      DIONÍSIO (2011) NO CAMPO DA GRAMÁTICA DO DESING VISUAL–GDV.O RECURSO METODOLÓGICO\r\n
      DESTA PESQUISA É DE NATUREZA INTERVENCIONISTA, POIS SEU INTUITO É PROMOVER O DESENVOLVIMENTO\r\n
      DA COMPREENSÃO LEITORA, PRODUZINDO CONHECIMENTO PARA APLICAÇÃO PRÁTICA.TENDO EM VISTA QUE\r\n
      A PRESENTE PESQUISA ACONTECERÁ NO ÂMBITO ESCOLAR E VISA MELHORAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA E,\r\n
      CONSEQUENTEMENTE, O APRENDIZADO DO ALUNO, ELA ASSUME O CARÁTER DE PESQUISA-AÇÃO.AS\r\n
      INTERVENÇÕES SERÃO APLICADAS EM UMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA\r\n
      PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ARATUBA. A EXECUÇÃO DA ATIVIDADE OCORRERÁ ATRAVÉS DA LEITURA DE TEXTOS\r\n
      VERBOS IMAGÉTICOS QUE SUBSIDIARÃO A COLETA DE DADOS PARA NOSSAS FUTURAS CONCLUSÕES SOBRE O\r\n
      OBJETO INVESTIGADO.\r\n
      PALAVRAS-CHAVE: COMPREENSÃO LEITORA, GRAMÁTICA DO DESING VISUAL, TEXTO VERBO IMAGÉTICO ,\r\n
      ESTRATÉGIAS DE LEITURA, COGNIÇÃO.
      """
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 08 - Linguagens, Letramento e Alfabetização"
    "palavra_chave" => "COMPREENSÃO LEITORA,, GRAMÁTICA DO DESING VISUAL, TEXTO VERBO IMAGÉTICO, ESTRATÉGIAS DE LEITURA, ESTRATÉGIAS DE LEITURA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA8_ID4454_22082019222809.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:55"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:33"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "JOSELIA CRUZ SILVA"
    "autor_nome_curto" => "JOSÉLIA CRUZ"
    "autor_email" => "atilajl@yahoo.com.br"
    "autor_ies" => "E.E.M. JOSÉ JOACY PEREIRA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O AMBIENTE ESCOLAR É O ESPAÇO INSTIGADOR DE IDEIAS E RESSIGNIFICAÇÕES DE SENTIDO NO CAMPO TEXTUAL. A LEITURA DENTRO DO CERNE COMUNICATIVO PROPORCIONA AO ALUNO NÃO SOMENTE A FORMAÇÃO CRÍTICA, MAS INCLUI EM SUAS INCUMBÊNCIAS UM DELINEAR DE DIFERENTES ESTRATÉGIAS COGNITIVAS PARA SE ALCANÇAR A COMPREENSÃO LEITORA ATRAVÉS DE TEXTOS VERBOS IMAGÉTICOS.ESTA PESQUISA TEM COMO OBJETIVO INVESTIGAR A CONTRIBUIÇÃO DA COMPOSIÇÃO TEXTUAL VERBO IMAGÉTICO COMO ELEMENTO DE SUPORTE TAMBÉM ENUNCIATIVO E FOMENTADOR PARA COMPREENSÃO LEITORA DO ALUNO.PARA ANÁLISE DA CONSTRUÇÃO INTERPRETATIVA NOS PAUTAREMOS NAS ESTRATÉGIAS DE LEITURA, INFERÊNCIAS, HORIZONTES DE COMPREENSÃO, CONHECIMENTOS PRÉVIOS E ELEMENTOS MULTIMODAIS (SONS, IMAGENS, CORES..)QUE COMPLEMENTAM OS PROCESSOS COGNITIVOS NECESSÁRIOS PARA O ALUNO ATINGIR A COMPREENSÃO LEITORA DESEJADA NA LEITURA DE UM TEXTO.OS PRESSUPOSTOS TEÓRICOS DESTA PESQUISA SE APOIAM NO ESTUDO DE KATO(1985)ALLIENDE (1987), SOLÉ(1998),KLEIMAN(2007),MARCUSCHI(2008),KOCH E ELIAS(2013),OLIVEIRA (2014) NO CAMPO DA COMPREENSÃO LEITORA E KRESS E VAN LEEUWEN (2004), DIONÍSIO (2011) NO CAMPO DA GRAMÁTICA DO DESING VISUAL–GDV.O RECURSO METODOLÓGICO DESTA PESQUISA É DE NATUREZA INTERVENCIONISTA, POIS SEU INTUITO É PROMOVER O DESENVOLVIMENTO DA COMPREENSÃO LEITORA, PRODUZINDO CONHECIMENTO PARA APLICAÇÃO PRÁTICA.TENDO EM VISTA QUE A PRESENTE PESQUISA ACONTECERÁ NO ÂMBITO ESCOLAR E VISA MELHORAR A PRÁTICA PEDAGÓGICA E, CONSEQUENTEMENTE, O APRENDIZADO DO ALUNO, ELA ASSUME O CARÁTER DE PESQUISA-AÇÃO.AS INTERVENÇÕES SERÃO APLICADAS EM UMA TURMA DE 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL EM UMA ESCOLA PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE ARATUBA. A EXECUÇÃO DA ATIVIDADE OCORRERÁ ATRAVÉS DA LEITURA DE TEXTOS VERBOS IMAGÉTICOS QUE SUBSIDIARÃO A COLETA DE DADOS PARA NOSSAS FUTURAS CONCLUSÕES SOBRE O OBJETO INVESTIGADO. PALAVRAS-CHAVE: COMPREENSÃO LEITORA, GRAMÁTICA DO DESING VISUAL, TEXTO VERBO IMAGÉTICO , ESTRATÉGIAS DE LEITURA, COGNIÇÃO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.