ESSA PESQUISA SE PROPÕE A ANALISAR COMO TEM OCORRIDO A EDUCAÇÃO ESPECIAL INCLUSIVA NAS ESCOLAS BRASILEIRAS E COMPREENDER COMO A FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA TEM INTERFERIDO NA EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR DOS ESTUDANTES COM NECESSIDADES EDUCACIONAIS ESPECIAIS. O TRABALHO É FRUTO DE EXPERIÊNCIAS DURANTE A GRADUAÇÃO EM PEDAGOGIA NA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM EDUCAÇÃO INFANTIL E DURANTE O PERÍODO DE PESQUISA MONOGRÁFICA, APRESENTADA À FACULDADE DE EDUCAÇÃO DE ITAPIPOCA (FACEDI), VINCULADA À UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ (UECE). ESTÁ FUNDAMENTADO NOS ESTUDOS DE ARANTES (2006); CARVALHO (2004); MANTOAN (2013, 2015), ENTRE OUTROS AUTORES E EM DOCUMENTOS EDUCACIONAIS COMO A POLÍTICA NACIONAL DA EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO INCLUSIVA BRASIL (2008; 2014). AS PESQUISAS FORAM REALIZADAS DURANTE O ANO DE 2018 EM DUAS ESCOLAS DA CIDADE DE ITAPIPOCA, CEARÁ, E FOI MOTIVADA PELAS DIFERENÇAS PERCEBIDAS NO ENTENDIMENTO DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NA PERSPECTIVA INCLUSIVA OBSERVADAS NAS DUAS ESCOLAS. COM ISSO, FOI POSSÍVEL PERCEBER QUE É POSSÍVEL ENCONTRAR PROFISSIONAIS QUE BUSCAM A INCLUSÃO ESCOLAR EM SUAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS. CONTUDO, ISSO AINDA NÃO É UNANIMIDADE ENTRE OS EDUCADORES, POIS NEM TODOS COMPREENDEM COMO INCLUIR E A IMPORTÂNCIA DESSA INCLUSÃO PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA SOCIEDADE LIVRE DE PRECONCEITOS. TAMBÉM PERCEBEU-SE QUE MUITOS PROFESSORES NÃO ESTÃO INSERIDOS EM UM AMBIENTE PROPÍCIO PARA REALIZAR SEU TRABALHO, EM DESTAQUE, A INSERÇÃO DE MAIS ESTUDANTES DO QUE O INDICADO PARA UMA SALA PELOS DOCUMENTOS EDUCACIONAIS NORMATIVOS, SENDO NECESSÁRIO ALTERAR ESSE QUADRO PARA BUSCAR A EFETIVAÇÃO DA INCLUSÃO ESCOLAR.