PEREIRA, Amanda Ramos et al.. Tecnologia educacional aprendendo genética. Anais VI CONEDU... Campina Grande: Realize Editora, 2019. Disponível em: <https://editorarealize.com.br/index.php/artigo/visualizar/62682>. Acesso em: 02/11/2024 08:02
A HERANÇA QUANTITATIVA É UM CASO PARTICULAR DE INTERAÇÃO GÊNICA EM QUE AS DIFERENÇAS FENOTÍPICAS DE UMA DADA CARACTERÍSTICA NÃO MOSTRA VARIAÇÕES EXPRESSIVAS, AS VARIAÇÕES SÃO LENTAS E CONTINUAS E MUDAM GRADATIVAMENTE, SAINDO DE FENÓTIPO MÍNIMO ATÉ CHEGAR A UM FENÓTIPO MÁXIMO. A IDEIA DESSE TRABALHO É ALIAR O ENSINO DA GENÉTICA COM A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTICO-RACIAIS, MOSTRANDO CONCEITOS ACERCA DA HEREDITARIEDADE TAL COMO GENÓTIPO, FENÓTIPO, CRUZAMENTO E POLIGENIA, O OBJETIVO É UTILIZAR A TECNOLOGIA PARA FACILITAR O PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM NOS ASSUNTOS DE GENÉTICA E DAS RELAÇÕES ÉTNICOS RACIAIS. UTILIZANDO-A SEGUNDO A METODOLOGIA DA APLICAÇÃO DE TRÊS SENTIDOS, COM AUXILIO DO MEDIADOR SEMIÓTICO, SENDO ELES VISÃO, AUDIÇÃO E TATO. A TECNOLOGIA EDUCACIONAL É UM TABULEIRO COMPOSTO POR DADO, CARTAS-PERGUNTAS, ALFINETES E É REALIZADO DA SEGUINTE FORMA: DUAS PESSOAS PARTICIPAM JOGANDO UM DADO QUE DIRECIONARÁ UM GUIA PARA UMA “CASA” QUE CONTENHA PERGUNTAS REFERENTE AO TEMA DA TECNOLOGIA EDUCACIONAL TRANSVERSALIZADO COM GENÉTICA, PRINCIPALMENTE POLIGENIA (HERANÇA QUANTITATIVA). RESPONDENDO A PERGUNTA CERTA, O PARTICIPANTE TERÁ DIREITO A AVANÇAR UMA CASA. A COMPETIÇÃO TERMINARÁ QUANDO ALGUÉM CHEGAR PRIMEIRO, COMO VENCEDOR, AO FIM DO TABULEIROE RELACIONA A EDUCAÇÃO PARA AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS E GENÉTICA. PARTINDO DO SABER A ENSINAR A TECNOLOGIA EDUCACIONAL APRENDENDO GENÉTICA CONTEXTUALIZARÁ UM AMBIENTE NA MENTALIDADE DO EDUCANDO EM AMBIENTES DIVERSOS, GRAUS DE RADIAÇÃO SOLAR E PESSOAS DE VÁRIAS RAÇAS OU ETNIAS, RELACIONANDO O FENÓTIPO COM O GENÓTIPO ASSIM, DEMOSTRANDO A IMPORTANCIA DO CONTEÚDO DE GENÉTICA TRANSVERSALIZADO COM A TEMATICA ETNICO RACIAL NO ENSINO MÉDIO,