O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO DISCUTIR SOBRE O USO DO LIVRO DIDÁTICO NO ENSINO DA GEOGRAFIA. NESSE SENTIDO, PROPOMOS RESPONDER AS SEGUINTES QUESTÕES NORTEADORAS DA PESQUISA: DE QUE FORMA O LIVRO DIDÁTICO É EXPLORADO PELO PROFESSOR NO ENSINO DE GEOGRAFIA? ATÉ QUE PONTO A PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR DE GEOGRAFIA VAI ALÉM DO USO DO LIVRO DIDÁTICO? APRESENTAMOS OS DADOS QUE FORAM COLETADOS EM UMA TURMA DE 6º ANO DE UMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DO MUNICÍPIO DE BUENOS AIRES - PE, A PARTIR DAS OBSERVAÇÕES PARTICIPANTES DAS AULAS SOBRE O CONTEÚDO “MOVIMENTOS TERRESTRES E SUAS CONSEQUÊNCIAS PARA O SER HUMANO”, APLICAÇÃO DE UM QUESTIONÁRIO DESTINADO AO PROFESSOR DA RESPECTIVA TURMA E ANÁLISE DO LIVRO - GEOGRAFIA DE HELIO GARCIA E PAULO ROBERTO MORAES -IBEP. DURANTE A PRÁTICA PEDAGÓGICA DA PROFESSORA AO UTILIZAR O LIVRO DIDÁTICO EM SALA DE AULA, FOI POSSÍVEL OBSERVAR QUE EM ALGUNS PONTOS A PRÁTICA PEDAGÓGICA VAI ALÉM DO LIVRO DIDÁTICO, E QUE SUA UTILIZAÇÃO MUDA DE ACORDO COM A TEMÁTICA TRABALHADA E NECESSIDADE DA TURMA. CONTUDO, NESTA PESQUISA, DESTACAMOS A IMPORTÂNCIA DO LIVRO DIDÁTICO NO COTIDIANO DA SALA DE AULA E COMO UM CAMINHO PARA O DIÁLOGO MEDIANDO O ENSINO DE GEOGRAFIA.