OS PROBLEMAS ASSOCIADOS A APRENDIZAGEM NO ENSINO DE QUÍMICA AINDA É PERSISTENTE, EM ESPECIAL NA ÁREA DE FÍSICO-QUÍMICA, VISTO QUE A MAIORIA DOS DISCENTES RELATAM DIVERSAS DIFICULDADES SOBRE A ABSTRAÇÃO DA DISCIPLINA. ISSO, RESULTA-SE DE UM ENSINO BASEADO EM AULAS TEÓRICAS, NAS QUAIS OS ALUNOS NÃO PARTICIPAM DIRETAMENTE DA APRENDIZAGEM, OU SEJA, NÃO SE APROPRIAM DO CONHECIMENTO, POIS NÃO SÃO SUJEITOS ATIVOS QUE INTERAGEM E ASSOCIAM O QUE É TRABALHADO DENTRO DO ÂMBITO ESCOLAR COM O QUE ACONTECE NO MUNDO AO SEU REDOR. CONTUDO, QUANDO O PROFESSOR ADICIONA METODOLOGIAS, COMO AULAS PRÁTICAS, À AULA EXPOSITIVA, SEJA ANTES OU DEPOIS DA AULA TEÓRICA, OS RESULTADOS TENDEM A SER MUITO BENÉFICOS PARA OS DISCENTES, FACILITANDO A ASSIMILAÇÃO DO CONTEÚDO E INCITANDO O INTERESSE DOS ALUNOS EM QUÍMICA. DESSA FORMA, O ASSUNTO DE FÍSICO-QUÍMICA ABORDADO NESTE TRABALHO, OXIRREDUÇÃO, FOI DIVIDIDO EM QUATRO ETAPAS, SENDO ELAS: A EXPOSIÇÃO TEÓRICA DO CONTEÚDO, A PRÁTICA LABORATORIAL COM MATERIAIS DE FÁCIL ACESSO, POIS ESTÃO INSERIDOS NO COTIDIANO, ALÉM DA APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS PÓS E PRÉ LABORATORIAIS, QUE TEM COMO FUNÇÃO COLETAR DADOS SOBRE OS CONHECIMENTOS QUE FORAM APRENDIDOS ANTES E DEPOIS DA PRÁTICA NO LABORATÓRIO, ASSIM COMO O QUESTIONAMENTO DA IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS NO ENSINO DE QUÍMICA. POR CONSEGUINTE, ESPERA-SE COM ESTE TRABALHO QUE OS DISCENTES CONSIGAM ASSIMILAR E SE APROXIMAR DA DISCIPLINA COM A OBSERVÂNCIA DA PRÁTICA AO NOTAR A VARIAÇÃO DE COR DA SOLUÇÃO, ASSIM COMO A TRANSFERÊNCIA DE ELÉTRONS QUE ESTÁ PRESENTE NO PROCESSO DE GALVANIZAÇÃO, ATO COMUM DE “BANHAR” BIJUTERIAS, SITUAÇÃO QUE ESTÁ PRESENTE NO NOSSO DIA A DIA.