UM DOS GRANDES PROBLEMAS ENFRENTADOS POR UMA SOCIEDADE É A QUESTÃO AMBIENTAL. O CONSUMO EXCESSIVO DE ALIMENTAÇÃO COM A UTILIZAÇÃO DE ÓLEOS VEGETAIS E
ANIMAIS NO COTIDIANO LEVA AO DESCARTE INADEQUADO A NATUREZA RESULTANDO EM IMPACTOS NEGATIVOS PARA O MEIO AMBIENTE. A FALTA DE CONSCIÊNCIA HUMANA É UM FATOR DETERMINANTE QUE LEVA A PROBLEMAS COMO A ALTA PRODUÇÃO DE LIXO E, CONSEQUENTEMENTE, A IMPACTOS
AMBIENTAIS DIVERSOS, POIS SABE-SE QUE A MAIORIA DOS PAÍSES, ATUALMENTE, ADOTARAM UMA DOUTRINA CAPITALISTA NAS PRÁTICAS DE CONSUMO SEM CONTROLE. A PARTIR DESSA REALIDADE, NASCE IDEIAS PARA A REDUÇÃO DOS RESULTADOS NEGATIVOS PARA O MEIO AMBIENTE, COMO A REUTILIZAÇÃO DE ÓLEOS DE COZINHA, ATUALMENTE BASTANTE DISCUTIDO PARA OTIMIZAÇÃO DESTE PRODUTO. A PESQUISA FOI REALIZADA, NA PERSPECTIVA PARA O ENSINO DA QUÍMICA ONDE INCLINOU-SE PARA UMA RELAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA DA EXPERIMENTAÇÃO, OBJETIVO DESTE TRABALHO É PROPORCIONAR EXPERIMENTOS PARA FACILITAR A APRENDIZAGEM. OS RESULTADOS ANALISADOS CONFORME O PRESSUPOSTO DESTE TRABALHO DE PESQUISA CORROBORA PARA DEMONSTRAÇÕES DE FATOS DO DESENVOLVIMENTO DO CONHECIMENTO, CIENTIFICO PRÁTICO, INSERIDOS NA VIDA COTIDIANA DOS ALUNOS EM UMA ABORDAGEM PARTICIPATIVA E MOTIVADORA. A OPORTUNIDADE DE PARTICIPAR DESTE PROJETO FACILITOU A LEITURA DA QUÍMICA DE FORMA, PROVEITOSA E EFICAZ NA APLICABILIDADE DIÁRIA, COMPREENDENDO OS FENÔMENOS FÍSICOS/QUÍMICOS NA CONFECÇÃO DE PRODUTOS BIODEGRADÁVEIS. DIANTE DESTA PROPOSTA, NOTOU-SE QUE A VIDA DIÁRIA SURGE COMO UMA ESTRATÉGIA DE ENSINO/APRENDIZAGEM QUE CONTRIBUI PARA QUE O ALUNO APRENDA A ENXERGAR O MUNDO ATRAVÉS DE EXPERIÊNCIAS SIGNIFICATIVAS PARA COMPREENSÃO DE INSTRUMENTOS PARA A MELHORIA DE SUA QUALIDADE DE
VIDA.