A EDUCAÇÃO SEXUAL ESTÁ NOS PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS (PCNS), ELABORADOS PELO MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA (MEC), OS QUAIS PROPUNHAM QUE AO MINISTRAR-SE A EDUCAÇÃO SEXUAL SE BUSQUE INFORMAR E PROBLEMATIZAR AS QUESTÕES REFERENTES À SEXUALIDADE A PARTIR DA VIVÊNCIA, DAS CRENÇAS E DOS VALORES DOS EDUCANDOS, COM O OBJETIVO DE AMPLIAR AS INFORMAÇÕES E ASSIM LEVANTAR QUESTIONAMENTOS SOBRE QUAIS AS ESCOLHAS MAIS ADEQUADAS PARA CADA UM. PORÉM, PARA SE ALCANÇAR ESSE OBJETIVO, É NECESSÁRIO QUE O PROFESSOR ESTEJA PREPARADO PARA TAL TEMÁTICA E PARA AS DEVIDAS SITUAÇÕES QUE PODEM SURGIR EM SALA DE AULA COM SEUS ALUNOS. DIANTE DO EXPOSTO, O OBJETIVO DESSE TRABALHO FOI IDENTIFICAR QUAIS AS PRÁTICAS DE EDUCAÇÃO SEXUAL QUE SÃO DESENVOLVIDAS NO CONTEXTO ESCOLAR DO ENSINO FUNDAMENTAL NO MUNICÍPIO DE SÃO VICENTE DO SUL – RS, ESPECIFICAMENTE EM DUAS ESCOLAS DE EDUCAÇÃO BÁSICA. O LEVANTAMENTO DO TEMA EM QUESTÃO SE DEU ATRAVÉS DE UMA ENTREVISTA SEMI ESTRUTURADA REALIZADA COM TRÊS PROFESSORES DE CADA ESCOLA, A QUAL FOI TRANSCRITA PARA MELHOR ANÁLISE DE RESULTADOS. OS RESULTADOS DEMONSTRARAM QUE EXISTE UMA GRANDE LACUNA NO TRABALHO A RESPEITO DA EDUCAÇÃO SEXUAL E CARECE FORMAÇÃO PARA OS PROFESSORES, GERANDO MEDO E INSEGURANÇA AO FALAR SOBRE SEXUALIDADE E FALTAM MATERIAIS DE APOIO PARA FACILITAR O ESTUDO E TORNAR A APRENDIZAGEM INTERATIVA E DINÂMICA.