O PRESENTE ARTIGO DISCUTE O POTENCIAL DE UM SISTEMA DE AQUAPONIA, DESENVOLVIDO EM AMBIENTE ESCOLAR, COMO RECURSO DIDÁTICO PARA INSTRUMENTALIZAR A SENSIBILIZAÇÃO E CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL SUSTENTÁVEL, COM APOIO DE TODA A EQUIPE MULTIDISCIPLINAR UNINDO AS ÁREAS DE CIÊNCIAS DA NATUREZA, LINGUAGENS E MATEMÁTICA, DESDE A EDUCAÇÃO INFANTIL AO ENSINO MÉDIO. ENTENDENDO-SE NOS RECURSOS DIDÁTICOS INSTRUMENTALIZADOS, VINCULADOS E CONCRETIZANDO-SE COM EFICÁCIA E EFICIÊNCIA POR MEIO DA METODOLOGIA DE PROJETOS ACADÊMICOS. O SISTEMA AQUAPÔNICO FOI CONSTRUÍDO EM UMA ESCOLA PRIVADA DE NATAL, RN, SERVINDO-SE DE LABORATÓRIO NAS DIFERENTES DISCIPLINAS DO CURRÍCULO ESCOLAR BÁSICO. O REFERIDO PROJETO POSSIBILITOU AINDA, SIGNIFICATIVAMENTE, A COMPREENSÃO DE FENÔMENOS FÍSICO-QUÍMICOS E BIOLÓGICOS, FAZENDO USO DA MODELAGEM MATEMÁTICA DE FORMA PRODUTIVA E ATIVA, ALÉM DE INCENTIVAR A FORMAÇÃO DO SER CAPAZ DE VIVER EM EQUILÍBRIO COM O MEIO AMBIENTE.