A EDUCAÇÃO FÍSICA TEM CARÁTER DE OBRIGATORIEDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA, E DENTRO DELA, NO ENSINO MÉDIO, CONFORME PRELECIONA A LEI DE DIRETRIZES E BASES, LEI 9394/96. (BRASIL, 1996) DEPOIS DE MUITOS ESTUDOS NA ÁREA E DO SURGIMENTO DE CONCEPÇÕES PARA EXPLICAR O PAPEL DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA, ESTA DISCIPLINA, EM 2009, PASSA A SER COBRADA NA PROVA DO EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO (ENEM), ONDE SE ENCONTRA NA ÁREA LINGUAGENS, CÓDIGOS E SUAS TECNOLOGIAS (PEREIRA, 2015). DESSA FORMA, ESTE TRABALHO BUSCA ANALISAR OS CONTEÚDOS DAS QUESTÕES DO ENEM DE 2014 A 2018, IDENTIFICAR QUAIS CONTEÚDOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA SE APRESENTAM NAS QUESTÕES E DISCUTIR A INTERDISCIPLINARIDADE QUE AS ENVOLVEM. O ESTUDO É DE CUNHO QUANTITATIVO, DESCRITIVO E DOCUMENTAL, EM QUE PARA O DESENVOLVIMENTO DESSA PESQUISA O MATERIAL USADO SERÃO AS QUESTÕES DA PROVA DO ENEM DE 2014 A 2018, REFERENTES AO CONTEÚDO DE EDUCAÇÃO FÍSICA. APÓS TODAS AS PROVAS REFERENTES AOS ANOS CITADOS SEREM ANALISADAS, FORAM ENCONTRADAS 33 QUESTÕES EM QUE APRESENTAVAM CONTEÚDOS PERTENCENTES À EDUCAÇÃO FÍSICA. CONSTATOU-SE QUE HÁ DOIS CONTEÚDOS QUE APARECE COM MAIS FREQUÊNCIA, SENDO “ESPORTES” (PRESENTE EM DOZE QUESTÕES) E “JOGOS” (PRESENTE EM QUATRO QUESTÕES). OUTRO CONTEÚDO QUE SE DESTACOU, ESTANDO PRESENTE EM TRÊS QUESTÕES FOI A “DANÇA”. ALÉM DESTES, O TERMO “ESTÉTICA” E “QUALIDADE DE VIDA” (PRESENTE EM TRÊS QUESTÕES CADA) APARECE DE FORMA RELEVANTE ENTRE OS TEMAS TRABALHADOS NA EDUCAÇÃO FÍSICA.