RESUMO
A PRESENTE PESQUISA OBJETIVA ANALISAR OS DESAFIOS DA FORMAÇÃO DOCENTE ATRAVÉS DAS EXPERIÊNCIAS NAS PRÁTICAS EDUCATIVAS DE PROFESSORES COM JOVENS COMO PRODUÇÃO DE OUTROS MODOS DE EDUCAR PARA NÃO VIOLÊNCIA NAS ESCOLAS. ESTE TRABALHO CONSTITUI-SE, PORTANTO, EM UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA QUE ADOTOU, COMO PROCEDIMENTO METODOLÓGICO, A REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA UTILIZANDO-SE DE LIVROS, ARTIGOS DE PERIÓDICOS CIENTÍFICOS E TESES. FORAM REFERÊNCIAS IMPORTANTES PARA A CONSTRUÇÃO DESSA ANÁLISE, DENTRE ALGUNS NOMES ABRAMOVAY (2018), MOSÉ (2014), NO QUE SE TRATA DAS VIOLÊNCIAS E CONVIVÊNCIA NAS ESCOLAS. ALÉM DE FREIRE (1996, 2016), TARDIF (2014), FRANCO (2012) NO QUE SE FALA SOBRE FORMAÇÃO DE PROFESSORES E PRÁTICAS EDUCATIVAS. NOS RESULTADOS OBTIDOS, IDENTIFICARAM-SE CATEGORIAS RELACIONADAS COM O PAPEL DA UNIVERSIDADE NA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA; A FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA A PARTIR DAS REFLEXÕES DOS PROFESSORES DIANTE DE SUA PRÁTICA EDUCATIVA NA REALIDADE ESCOLAR E A FORMAÇÃO A PARTIR DE TEMÁTICAS ESPECÍFICAS. ESTE TEXTO TORNA-SE RELEVANTE POR RETRATAR A EMERGÊNCIA DE DIFERENTES FORMAS DE PENSAR A CONVIVÊNCIA NO ESPAÇO ESCOLAR ATRAVÉS DA FORMAÇÃO DOCENTE PAUTADA NA NÃO VIOLÊNCIA ESCOLAR QUE PROVOQUEM PRÁTICAS EDUCATIVAS INOVADORAS LEVANDO OS DOCENTES A RESTAURAR O SENTIMENTO DE PERTENCIMENTO DOS JOVENS AO ESPAÇO ESCOLAR.