DIANTE DAS CONSTANTES EVOLUÇÕES EM QUE A SOCIEDADE VEM PASSANDO, O USO DE ATIVIDADES LÚDICAS COMO FACILITADORES DE APRENDIZAGEM ESTÁ GANHANDO BASTANTE ESPAÇO NO AMBIENTE ESCOLAR. A UTILIZAÇÃO DESSAS METODOLOGIAS EM QUÍMICA É DE FUNDAMENTAL IMPORTÂNCIA PARA QUE OS ALUNOS DEIXEM DE VER A DISCIPLINA COMO VILÃ OU ALGO DE DIFÍCIL ENTENDIMENTO E ENTEDIANTE. A UNIÃO DE JOGOS COM ASSUNTOS ABORDADOS EM SALA DE AULA SÃO UMA PERSPECTIVA DE QUE OS PROFESSORES CONSIGAM PRENDER A ATENÇÃO DOS ALUNOS, FAZENDO-OS PARTICIPAREM ATIVAMENTE DA AULA, BEM COMO, MOSTRAR QUE SE PODE APRENDER QUÍMICA DE FORMA FÁCIL E INTERATIVA. O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO A CRIAÇÃO E APLICAÇÃO DE UM JOGO LÚDICO QUE SIRVA COMO FACILITADOR DE APRENDIZAGEM PARA TURMAS DO SEGUNDO ANO DO ENSINO MÉDIO, ABORDANDO O CONTEÚDO DE TERMOQUÍMICA. A PESQUISA POSSUI CARÁTER QUALITATIVO, ONDE TEVE COMO BASE NA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA OUTROS JOGOS DESENVOLVIDOS ABORDANDO O MESMO CONTEÚDO. O JOGO FOI CONFECCIONADO A PARTIR DE MATERIAIS ALTERNATIVOS E TROUXE ÓTIMOS RESULTADOS, POIS OS ALUNOS GOSTARAM DA METODOLOGIA ABORDADA, ASSIM COMO, FEZ COM QUE OS MESMOS INTERAGISSEM DURANTE A AULA SE DIVERTINDO E APRENDENDO O CONTEÚDO PROPOSTO.