O ENSINO, EM SUA TAMANHA COMPLEXIDADE, É ABORDADO POR MUITOS AUTORES COMO SENDO INTERLIGADO À VÁRIOS FATORES EXTERNOS, TAIS COMO: CONTEXTOS SOCIAIS NO QUAL A ESCOLA OU OS ALUNOS ESTÃO INSERIDOS; AS PARTICULARIDADES DE APRENDIZAGEM; ALÉM DE FATORES OBSERVADOS NO COTIDIANO EM SALA DE AULA, UMA VEZ QUE CADA ALUNO POSSUI SUAS CARACTERÍSTICAS E TEMPO DE APRENDIZAGEM, CABENDO AO EDUCADOR TRAÇAR A MELHOR ESTRATÉGIA DE ENSINO PARA AS MAIS VARIADAS TURMAS AS QUAIS SE DEDICA. DIANTE DISSO, O PRESENTE TRABALHO TEM COMO PRINCIPAL OBJETIVO A APLICAÇÃO DE METODOLOGIAS ATIVAS E A ANÁLISE DAS SUAS CONTRIBUIÇÕES PARA O ENSINO-APRENDIZAGEM DAS AULAS DE CIÊNCIAS PARA ALUNOS DO SÉTIMO ANO (TURMAS “A” E “B”) DA ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL APOLÔNIO SALES DE MIRANDA, SITUADA NO BAIRRO DE CRUZ DAS ARMAS, NA CIDADE DE JOÃO PESSOA/PB. A PRESENTE PESQUISA FOI REALIZADA POR ALUNOS BOLSISTAS DO PROGRAMA DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA (PIBID) DA UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA - UFPB, NO PERÍODO DE CINCO MESES, E LEVOU EM CONSIDERAÇÃO A DIVISÃO DAS TURMAS JÁ EXISTENTE PARA EFEITO DE APLICAÇÃO DAS METODOLOGIAS ATIVAS (NA TURMA “A”) EM COMPARAÇÃO AOS MÉTODOS TRADICIONAIS ADOTADOS NA TURMA “B”. PARA A COLETA DE DADOS E POSTERIOR ANÁLISE DOS RESULTADOS, FORAM EFETUADOS TESTES NO INÍCIO E NO FINAL DO PROJETO PARA AMBAS AS TURMAS. TAIS TESTES CONTINHAM QUESTÕES DISCURSIVAS E OBJETIVAS E RETRATAVAM OS ASSUNTOS DISCUTIDOS EM SALA DE AULA. OS RESULTADOS PRELIMINARES MOSTRARAM-SE BASTANTE POSITIVOS DEMONSTRANDO QUE O USO DE METODOLOGIAS ATIVAS É EFICAZ EM RELAÇÃO MÉTODOS TRADICIONAIS.