O PRESENTE ARTIGO TEM COMO OBJETIVO APRESENTAR ALGUNS PONTOS DE INVESTIGAÇÃO SOBRE O DESENHO INFANTIL, CONSIDERANDO PRINCIPALMENTE O SEU USO COMO FERRAMENTA DE APOIO AO PROFESSOR. O TRABALHO ENCONTRA-SE DIVIDIDO INICIALMENTE POR REFLEXÕES COM BASE NAS LEITURAS TEÓRICAS SOBRE A ARTE E O DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA, SEGUIDO POR INFORMAÇÕES COLETADAS ATRAVÉS DE UM ESTUDO DE CASO E ANÁLISE DA IMPORTÂNCIA DO DESENHO COMO FORMA DE EXPRESSÃO. A METODOLOGIA UTILIZADA NO TRABALHO FOI A ABORDAGEM QUALITATIVA E COMO MODALIDADE O ESTUDO DE CASO. COMO RESULTADOS, FOI POSSÍVEL OBSERVAR A PRESENÇA DO GRAFISMO E SUAS INTERPRETAÇÕES NO TRABALHO PEDAGÓGICO. CONCLUINDO ASSIM, QUE É POSSÍVEL EXISTIR UM DIÁLOGO ATRAVÉS DO DESENHO INFANTIL, POIS OS MATERIAIS PRODUZIDOS PODEM SER USADOS COMO FORMA DE EXPRESSÃO DA CRIANÇA, ALÉM DE FORNECER NOVAS INFORMAÇÕES E ABRIR CANAIS DE COMUNICAÇÃO.