Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

REPRESENTAÇÃO DE PESSOAS COM AUTISMO NA LITERATURA INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PERSONAGENS NO ESPECTRO

Palavra-chaves: INCLUSÃO, AUTISMO, REPRESENTAÇÃO, LITERATURA INFANTIL Comunicação Oral (CO) GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 62502
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5578
    "inscrito_id" => 14609
    "titulo" => "REPRESENTAÇÃO DE PESSOAS COM AUTISMO NA LITERATURA INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PERSONAGENS NO ESPECTRO"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU ANALISAR A REPRESENTAÇÃO DA IMAGEM DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA LITERATURA INFANTIL. PARA O ALCANCE DESSE OBJETIVO, UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA E INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, A ANÁLISE DOCUMENTAL DE TRÊS MATERIAIS PRODUZIDOS E PUBLICADOS COM O INTUITO DE APRESENTAR E/OU CONSCIENTIZAR O PÚBLICO INFANTIL ACERCA DO AUTISMO. O ESTUDO FOI FUNDAMENTADO EM ALGUNS AUTORES DA ÁREA DOS DIREITOS HUMANOS, BEM COMO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. DIANTE DOS DADOS OBTIDOS, INFERIMOS QUE PERSONAGENS COM AUTISMO DAS OBRAS ANALISADAS SÃO APRESENTADOS DE DIVERSAS FORMAS, PARA DIFERENTES PROPÓSITOS E SOB DIFERENTES PERSPECTIVAS. NO ENTANTO, TODAS ESSAS OBRAS TÊM EM COMUM O APONTAR DAS DIFERENÇAS COMO ASPECTOS POSITIVOS, VALORIZADOS AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO DA NARRATIVA. DESSE MODO, CONCLUÍMOS QUE AS OBRAS ANALISADAS PODEM CONTRIBUIR DE MANEIRA SIGNIFICATIVA NO DESENVOLVIMENTO DE TODAS AS CRIANÇAS, TENHAM ELAS AUTISMO OU NÃO, POIS PODEM TANTO CONTRIBUIR PARA QUE AS CRIANÇAS COM AUTISMO SE SINTAM REPRESENTADAS EM OBRAS LITERÁRIAS, COMO AJUDAM TAMBÉM AS CRIANÇAS NEUROTÍPICAS A CONVIVEREM COM A DIVERSIDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, AUTISMO, REPRESENTAÇÃO, LITERATURA INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID14609_03102019183517.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIARA FONSECA DE ALENCAR BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "MAIARA BARBOSA"
    "autor_email" => "trabalhoseescrever@yahoo."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 62502
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 5578
    "inscrito_id" => 14609
    "titulo" => "REPRESENTAÇÃO DE PESSOAS COM AUTISMO NA LITERATURA INFANTIL: UMA ANÁLISE A PARTIR DE PERSONAGENS NO ESPECTRO"
    "resumo" => "A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU ANALISAR A REPRESENTAÇÃO DA IMAGEM DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA LITERATURA INFANTIL. PARA O ALCANCE DESSE OBJETIVO, UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA E INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, A ANÁLISE DOCUMENTAL DE TRÊS MATERIAIS PRODUZIDOS E PUBLICADOS COM O INTUITO DE APRESENTAR E/OU CONSCIENTIZAR O PÚBLICO INFANTIL ACERCA DO AUTISMO. O ESTUDO FOI FUNDAMENTADO EM ALGUNS AUTORES DA ÁREA DOS DIREITOS HUMANOS, BEM COMO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. DIANTE DOS DADOS OBTIDOS, INFERIMOS QUE PERSONAGENS COM AUTISMO DAS OBRAS ANALISADAS SÃO APRESENTADOS DE DIVERSAS FORMAS, PARA DIFERENTES PROPÓSITOS E SOB DIFERENTES PERSPECTIVAS. NO ENTANTO, TODAS ESSAS OBRAS TÊM EM COMUM O APONTAR DAS DIFERENÇAS COMO ASPECTOS POSITIVOS, VALORIZADOS AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO DA NARRATIVA. DESSE MODO, CONCLUÍMOS QUE AS OBRAS ANALISADAS PODEM CONTRIBUIR DE MANEIRA SIGNIFICATIVA NO DESENVOLVIMENTO DE TODAS AS CRIANÇAS, TENHAM ELAS AUTISMO OU NÃO, POIS PODEM TANTO CONTRIBUIR PARA QUE AS CRIANÇAS COM AUTISMO SE SINTAM REPRESENTADAS EM OBRAS LITERÁRIAS, COMO AJUDAM TAMBÉM AS CRIANÇAS NEUROTÍPICAS A CONVIVEREM COM A DIVERSIDADE."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 11 - Inclusão, Direitos Humanos e Interculturalidade"
    "palavra_chave" => "INCLUSÃO, AUTISMO, REPRESENTAÇÃO, LITERATURA INFANTIL"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA11_ID14609_03102019183517.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:58"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:46"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "MAIARA FONSECA DE ALENCAR BARBOSA"
    "autor_nome_curto" => "MAIARA BARBOSA"
    "autor_email" => "trabalhoseescrever@yahoo."
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

A PRESENTE PESQUISA OBJETIVOU ANALISAR A REPRESENTAÇÃO DA IMAGEM DE PESSOAS COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA (TEA) NA LITERATURA INFANTIL. PARA O ALCANCE DESSE OBJETIVO, UTILIZAMOS COMO METODOLOGIA E INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS, A ANÁLISE DOCUMENTAL DE TRÊS MATERIAIS PRODUZIDOS E PUBLICADOS COM O INTUITO DE APRESENTAR E/OU CONSCIENTIZAR O PÚBLICO INFANTIL ACERCA DO AUTISMO. O ESTUDO FOI FUNDAMENTADO EM ALGUNS AUTORES DA ÁREA DOS DIREITOS HUMANOS, BEM COMO DA EDUCAÇÃO ESPECIAL E INCLUSIVA. DIANTE DOS DADOS OBTIDOS, INFERIMOS QUE PERSONAGENS COM AUTISMO DAS OBRAS ANALISADAS SÃO APRESENTADOS DE DIVERSAS FORMAS, PARA DIFERENTES PROPÓSITOS E SOB DIFERENTES PERSPECTIVAS. NO ENTANTO, TODAS ESSAS OBRAS TÊM EM COMUM O APONTAR DAS DIFERENÇAS COMO ASPECTOS POSITIVOS, VALORIZADOS AO LONGO DO DESENVOLVIMENTO DA NARRATIVA. DESSE MODO, CONCLUÍMOS QUE AS OBRAS ANALISADAS PODEM CONTRIBUIR DE MANEIRA SIGNIFICATIVA NO DESENVOLVIMENTO DE TODAS AS CRIANÇAS, TENHAM ELAS AUTISMO OU NÃO, POIS PODEM TANTO CONTRIBUIR PARA QUE AS CRIANÇAS COM AUTISMO SE SINTAM REPRESENTADAS EM OBRAS LITERÁRIAS, COMO AJUDAM TAMBÉM AS CRIANÇAS NEUROTÍPICAS A CONVIVEREM COM A DIVERSIDADE.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.