A PESQUISA PROPÕE UMA ANÁLISE DA RELAÇÃO ENTRE O ENSINO RELIGIOSO NO AMBIENTE ESCOLAR E SUA COMPLEXIDADE DIANTE DA LAICIDADE DO ESTADO BRASILEIRO. O ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL É AMPARADO POR LEI, MAS AINDA ENCONTRA GRANDES DESAFIOS PARA SUA APLICAÇÃO. ESSES DESAFIOS SE EXPRESSAM QUANTO A COMPOSIÇÃO CURRICULAR DA DISCIPLINA, JÁ QUE O ESTADO LAICO DEVE SER NEUTRO QUANTO A RELIGIÃO. NO ENTANTO, A PRÁXIS DO ENSINO RELIGIOSO QUE GERA UMA FORMAÇÃO CIDADÃ PARA OS ALUNOS ENCAIXA-SE NOS PRINCÍPIOS DO ESTADO LAICO. O ENSINO RELIGIOSO DEVE DESENVOLVER NO ALUNO UMA COMPREENSÃO E UM RESPEITO QUANTO A DIVERSIDADE E A PLURALIDADE EXPRESSA NA SOCIEDADE E CULTURA BRASILEIRA. ALÉM DISSO, O CONHECIMENTO DO FENÔMENO RELIGIOSO CONTRIBUI NA FORMAÇÃO DE CONCEITOS E VALORES ESSENCIAIS NA CONSTRUÇÃO DO SER. COM ISSO, ESSE TRABALHO OBJETIVA REFLETIR SOBRE A ABORDAGEM DO ENSINO RELIGIOSO DENTRO DO AMBIENTE ESCOLAR DIANTE DA LAICIDADE DO ESTADO. PARA ISSO, BUSCA-SE ANALISAR O QUE COMPÕE A CONCEPÇÃO DO ESTADO LAICO, A CONCEITUAÇÃO DO FENÔMENO RELIGIOSO E O DESENVOLVIMENTO DO ENSINO RELIGIOSO NO AMBIENTE ESCOLAR, NO ASPECTO HISTÓRICO E CONCEITUAL. O AMBIENTE ESCOLAR DEVE SER UM ESPAÇO DE FORMAÇÃO CIDADÃ E O ENSINO RELIGIOSO É PARTE FUNDAMENTAL NESSA FORMAÇÃO. A PESQUISA PRETENDE DISCUTIR A NECESSIDADE DO DESENVOLVIMENTO DE UM CURRÍCULO BASEADO EM PRINCÍPIOS QUE LEVEM OS ALUNOS A DESENVOLVER O REPEITO E A CONHECER A SI PRÓPRIO COMO PARTICIPANTE DA SOCIEDADE. ASSIM, ENTENDE-SE QUE A LAICIDADE DO ESTADO NÃO É UM EMPECILHO PARA A PRÁTICA DO ENSINO RELIGIOSO, ANTES É UM IDEAL NECESSÁRIO PARA A CONVIVÊNCIA PACÍFICA NA PLURALIDADE DA SOCIEDADE BRASILEIRA.