A QUALIFICAÇÃO EM TORNO A FORMAÇÃO DO EDUCADOR NAS ÁREAS DA LICENCIATURA, OBJETIVAM TRANSMITIR O CONHECIMENTO DA REALIDADE INSTITUCIONAL AOS ACADÊMICOS COLOCANDO-OS COMO AGENTES PARTICIPADORES DO PROCESSO DO ENSINO/APRENDIZADO, TAL PROCESSO OCORRE NECESSARIAMENTE QUANDO COLOCADOS OS FUTUROS DOCENTES FRENTE AS DIRETRIZES DA DISCIPLINA DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO OBRIGATÓRIO DO ENSINO SUPERIOR, DE MODO QUE É NESTA ETAPA QUE SE PROCURA A ASSOCIAÇÃO DOS ESTUDANTES COMO MEDIADORES ENTRE O CONHECIMENTO ACADÊMICO E TEÓRICO, A PRÁTICA E REALIDADE DOS ESTUDANTES DO ENSINO BÁSICO E MÉDIO E AOS SEUS PROGRAMAS CURRICULARES. POR TAL CENÁRIO A COMUNICAÇÃO SEGUINTE TENCIONA SEUS ESTUDOS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ESTÁGIO NO DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DO EDUCADOR E DA CORROBORAÇÃO QUE ESTE RECURSO DISCIPLINAR APRESENTA AS PROBLEMÁTICAS VIVENCIADAS NAS INSTITUIÇÕES ESCOLARES NO SEU ENSINO PEDAGÓGICO E DIDÁTICO. COMO RECURSOS A ELABORAÇÃO DA PESQUISA UTILIZAR-SE-Á DA ANÁLISE DE CONTEÚDO E DOCUMENTAL SOBRE A BNCC, LDB E OS DECRETOS DE LEI QUE VERSAM SOBRE A ORGANIZAÇÃO DOS ESTAGIÁRIOS NO BRASIL, ALÉM DAS TEORIAS APLICÁVEIS SOBRE A PESQUISA EM EDUCAÇÃO, A PARTIR DESTES, COMPREENDERA-SE OS RESULTADOS OBTIDOS SOBRE A FORMAÇÃO DOS DOCENTES NO ENSINO SUPERIOR, COM A VIVÊNCIA DE TRABALHO DE CAMPO COMPILADO AO SABER TEÓRICO APREENDIDO NA FORMAÇÃO ACADÊMICA.