O GOVERNO FEDERAL REFORMOU O ENSINO MÉDIO NO BRASIL. NESSE CONTEXTO, BUSCAMOS ANALISAR O CONTEÚDO GERAL DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ENSINO MÉDIO CONSTRUÍDAS POR LICENCIANDOS/AS DO IFPE- CAMPUSPESQUEIRA. O REFERENCIAL TEÓRICO DA PESQUISA FOI A TEORIA DAS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS, DE SERGE MOSCOVICI. A PESQUISA É DE NATUREZA QUALITATIVA. PARTICIPARAM 200 LICENCIANDOS/AS, SENDO 100 DO CURSO DE FÍSICA E 100 DO CURSO DE MATEMÁTICA. O INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS FOI A TÉCNICA DE ASSOCIAÇÃO LIVRE DE PALAVRAS. O INSTRUMENTO DE ANÁLISE FOI A TÉCNICA DE ANÁLISE DE CONTEÚDO CATEGORIAL TEMÁTICA. CONSTRUÍMOS SEIS CATEGORIAS TEMÁTICAS:“ENSINO MÉDIO COMO ETAPA FORMATIVA”; “ENSINO MÉDIO E SEUS ELEMENTOS CONSTITUINTES”; “ENSINO MÉDIO E SUAS FINALIDADES”;“ENSINO MÉDIO E SEUS DESAFIOS NA DINÂMICA ESCOLAR”; “ENSINO MÉDIO E SEUS LAÇOS AFETIVOS”; “ENSINO MÉDIO E SUAS NECESSIDADES”. OS RESULTADOS REVELARAM QUE OS/AS LICENCIANDOS/AS REPRESENTAM O ENSINO MÉDIO COMO ETAPA FORMATIVA COMPLEXA, POIS ENVOLVE PROBLEMÁTICAS INDIVIDUAIS E COLETIVAS. DESSE CONTEÚDO REPRESENTACIONAL, DESTACAMOS A FORTE RELAÇÃO ESTABELECIDA ENTRE O ENSINO MÉDIO E O FUTURO. DESTACAMOS A RELEVÂNCIA DA PESQUISA PARA OS CURSOS DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES, POIS COMPREENDEMOS QUE O ESTUDO PERMITIU EVIDENCIAR A ORIENTAÇÃO QUE O LICENCIANDO PODERÁ DAR AO SEU FUTURO TRABALHO.