ESTE ESTUDO TEM POR OBJETIVO FAZER UM LEVANTAMENTO DA PRODUÇÃO LITERÁRIA E CRÍTICA SOBRE DO ESCRITOR BRASILEIRO MARCELINO FREIRE QUANTO À ELABORAÇÃO ESTÉTICA E À FORMA DE DENÚNCIA SOCIAL. EM SEGUIDA, APRESENTAR EM SALA DE AULA PARA DUAS TURMAS DE 2º ANOS DO CURSO TÉCNICO EM MANUTENÇÃO, SUPORTE E INFORMÁTICA INTEGRADO AO ENSINO MÉDIO DO IFMT- CAMPUS AVANÇADO TANGARÁ D A SERRA. PARA TANTO RECORREREMOS, ADEMAIS DA TEORIA LITERÁRIA, AOS ESTUDOS SOCIOCULTURAIS PARA AUXILIAR-NOS NESSA INVESTIGAÇÃO UMA VEZ QUE AS RELAÇÕES ENTRE LITERATURA, HISTÓRIA E SÃO INERENTES À PRODUÇÃO DE FREIRE. OBJETIVOU-SE FORMAR O POSICIONAMENTO CRÍTICO DOS ALUNOS PARA A PRODUÇÃO TEXTUAL TEMATIZANDO A PAZ. OS PROCEDIMENTOS METODOLÓGICOS INICIARAM COM DUAS AULAS SOBRE O ESCRITOR E A APRESENTAÇÃO LEVANTAMENTO SUA PRODUÇÃO E A FORTUNA CRÍTICA SOBRE SUAS OBRAS. NA AULA SEGUINTE FOI REALIZADA A LEITURA DO CONTO “DA PAZ” DE MARCELINO FREIRE DO LIVRO RASIF- MAR QUE ARREBENTA (2008) E DA LETRA DA MÚSICA “A PAZ” DA BANDA ROUPA NOVA. EM SALA DE AULA REALIZOU-SE A LEITURA SEGUIDA DA APRESENTAÇÃO DA MÚSICA NA VOZ DA BANDA CITADA. PROMOVERAM-SE DEBATES SOBRE A TEMÁTICA DOS TEXTOS E, EM SEGUIDA ASSISTIU-SE AO VÍDEO DO ESCRITOR NARRANDO SOBRE A PRODUÇÃO DO CONTO. POR ÚLTIMO, A PRODUÇÃO TEXTUAL A PARTIR DA INTERPRETAÇÃO DOS ALUNOS SOBRE AS TEMÁTICAS CONTIDAS NOS DOS TEXTOS. CONSIDERA-SE QUE OS RESULTADOS ATENDERAM ÀS EXPECTATIVAS DA PROPOSTA DA ATIVIDADE, POIS OS ALUNOS CONSEGUIRAM ARGUMENTOS PARA SE POSICIONAR CRITICAMENTE EM SUAS PRODUÇÕES.