OS ESTUDOS E DISCUSSÕES SOBRE A EDUCAÇÃO AMBIENTAL (EA) CRESCEU NAS ÚLTIMAS DÉCADAS. NO ENTANTO, SEUS SIGNIFICADOS, ALCANCES E DESDOBRAMENTOS AINDA PRECISAM SER INVESTIGADOS. NA EDUCAÇÃO BÁSICA, A (EA) NA MAIORIA DAS VEZES É OFERECIDA AOS ALUNOS POR MEIO DE ABORDAGENS INDIVIDUALISTAS E COMPORTAMENTALISTA, CONCENTRADAS, APENAS, NOS ASPECTOS ECOLÓGICOS E COM ISSO FAZENDO DISSOCIAÇÃO ENTRE CULTURA-NATUREZA. DIANTE DISSO, O TRABALHO TEVE COMO OBJETIVO CARACTERIZAR A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NAS ESCOLAS PÚBLICAS DE ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO DO MUNICÍPIO DE LIMOEIRO DO NORTE-CE E IDENTIFICAR SEUS PADRÕES, TENDÊNCIAS E ENTRAVES. A PESQUISA DO TIPO BIBLIOGRÁFICA E EXPLORATÓRIA ENVOLVEU 40 PROFESSORES DE TODAS AS ÁREAS DO ENSINO. A COLETA DE DADOS OCORREU POR MEIO DAS OBSERVAÇÕES DE CAMPO NAS ESCOLAS E APLICAÇÃO DE QUESTIONÁRIOS ESTRUTURADOS AOS PROFESSORES. OS DADOS INDICARAM QUE EXISTEM PRÁTICAS DE EA NAS ESCOLAS INVESTIGADAS, NO ENTANTO, OS CONTEÚDOS SÃO TRABALHADOS DE FORMA DESARTICULADA E SEM DIÁLOGO ENTRE AS DIFERENTES MATÉRIAS, CONCENTRANDO AS DISCUSSÕES NOS ASPECTOS FÍSICO-ECOLÓGICOS, CARACTERÍSTICA DA EA CONSERVACIONISTA. A PESQUISA MOSTROU QUE A TEMÁTICA AMBIENTAL AINDA ENFRENTA DIFICULDADES PARA SER INSERIDA NAS AULAS QUE NÃO SEJA DE CIÊNCIAS, BIOLOGIA OU GEOGRAFIA. E SUA IMPLANTAÇÃO NAS ESCOLAS AINDA CONSTITUI UM GRANDE DESAFIO, OS EDUCADORES NÃO SE SENTEM PREPARADOS PARA ENSINAR UMA TEMÁTICA TRANSVERSAL DEVIDO ÀS FRAGILIDADES PRESENTES NA SUA FORMAÇÃO DURANTE A GRADUAÇÃO E NA INEXISTÊNCIA DE UMA FORMAÇÃO CONTINUADA.