A PRESENTE PESQUISA APRESENTA UMA REFLEXÃO ACERCA DO DIÁLOGO ENTRE A LINGUAGEM ARTÍSTICA DO TEATRO DE RUA, E SUAS INFLUÊNCIAS E POSSIBILIDADES NO TRABALHO DO PROFESSOR DE HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO BÁSICA. ESTA TRATA DE COMO UTILIZAR ESSAS LINGUAGENS ALTERNATIVAS NO ENSINO DE HISTÓRIA, TORNANDO-A MAIS ATRATIVA E ACESSÍVEL. O ARTIGO TEM A PRETENSÃO DE ABORDAR QUESTÕES COMO A PEDAGOGIA DO TEATRO APLICADA AO ENSINO DE HISTÓRIA, APRESENTANDO ALGUMAS POSSIBILIDADES E PERSPECTIVAS DESSA PROPOSTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM. ENQUANTO METODOLOGIA OPTOU-SE POR FAZER UMA PESQUISA BIBLIOGRÁFICA DE CARÁTER QUALITATIVA E DESCRITIVA, BEM COMO TRABALHAR COM QUESTIONÁRIOS E ENTREVISTA COM PROFESSORES DA REDE DE ENSINO BÁSICO QUE UTILIZARAM OU UTILIZAM O RECURSO DO TEATRO DE RUA COMO FERRAMENTA EM SALA. DE FATO, O ESTUDO DE NOVAS METODOLOGIAS E A UTILIZAÇÃO DE DIFERENTES LINGUAGENS ARTÍSTICAS TÊM SE MOSTRADO CADA VEZ MAIS PROPÍCIAS NO ESTUDO DAS CIÊNCIAS HUMANAS, EM PARTICULAR A HISTÓRIA. ESSAS EXPERIMENTAÇÕES SÃO INDISPENSÁVEIS QUANTO Á PROPOSTA DE SAÍDAS PARA AS INFINITAS DEMANDAS DO PENSAMENTO HISTORIOGRÁFICO, TRANSFORMADAS EM ALTERNATIVAS CURRICULARES PARA O ENSINO DE HISTÓRIA E SUAS TECNOLOGIAS.