O PRESENTE TRABALHO ABORDA UMA PESQUISA RELACIONADA AO ENSINO DE CIÊNCIAS NOS ANOS INICIAIS
DO ENSINO FUNDAMENTAL COM O OBJETIVO DE INVESTIGAR O QUE FALAM DOCENTES DE TRÊS ESCOLAS DA
REDE MUNICIPAL DE MACEIÓ SOBRE O ENSINO DE CIÊNCIAS. PARA CONSTRUÇÃO DESTE ARTIGO REALIZAMOS
UMA PESQUISA QUALITATIVA COM PROFESSORAS E FOI FEITA LEITURA E ESTUDO DE REVISTAS CIENTÍFICAS
NACIONAIS DA ÁREA, ALÉM DE DOCUMENTOS OFICIAIS. FORAM EFETUADAS VISITAS A TRÊS ESCOLAS DA REDE
MUNICIPAL DE MACEIÓ ONDE ENTREVISTAMOS UMA PROFESSORA DO ENSINO FUNDAMENTAL DE CADA
ESCOLA. UTILIZAMOS UM QUESTIONÁRIO COM 16 PERGUNTAS ABERTAS SOBRE A IMPORTÂNCIA DO ENSINO
DE CIÊNCIAS NAQUELA ETAPA, PLANEJAMENTO, METODOLOGIA, PRÁTICA PEDAGÓGICA, MATERIAIS,
FORMAÇÃO, TRABALHO EXPERIMENTAL E PERFIL DA TURMA. ANALISAMOS AS RESPOSTAS DAS PROFESSORAS
DIALOGANDO COM A FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA ESTUDADA. PORTANTO, SABEMOS QUE A CIÊNCIA SERVE
PARA FORMAR CIDADÃOS PARA O MUNDO, PARA A VIDA EM SOCIEDADE E ISSO IMPLICA PROMOVER UMA
ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA, NO ENTANTO, ESSA ALFABETIZAÇÃO DEIXA A DESEJAR DEVIDO ÀS
NECESSIDADES DE MATERIAIS NA ESCOLA. POR FIM, CONSIDERAMOS QUE A PARTIR DA LEITURA E DAS
ENTREVISTAS REALIZADAS É IMPORTANTE PENSARMOS NA NECESSIDADE FORMATIVA DO PROFISSIONAL DE
CIÊNCIAS DOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL E LEVAR EM CONTA AS CONDIÇÕES DE TRABALHO
ONDE SE ENCONTRAM ESSE PROFISSIONAL ATUANDO.