NESTE ARTIGO, OBJETIVAMOS APRESENTAR OS RESULTADOS OBTIDOS NA PESQUISA DESENVOLVIDA EM TRÊS
ESCOLAS DA REGIÃO NORDESTE DO BRASIL. REALIZAMOS UMA OBSERVAÇÃO NAS ESCOLAS E, POSTERIORMENTE
A ENTREVISTA COM AS PROFESSORAS DAS SALAS DE RECURSOS MULTIFUNCIONAIS (SRM) DESSAS ESCOLAS,
PRIORIZANDO OS DADOS SOBRE A IMPLANTAÇÃO DO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO (AEE)
COMO MODALIDADE DE EDUCAÇÃO ESPECIAL NO CONTEXTO DA EDUCAÇÃO BÁSICA, NOS ANOS DE 2011 E
2012. DEVIDO A AMPLITUDE DA PESQUISA, NESTE ESTUDO, APRESENTAREMOS OS RESULTADOS E ANÁLISE DAS
ENTREVISTAS REALIZADAS. A PESQUISA NO CARÁTER TEÓRICO FUNDAMENTA-SE NOS PRESSUPOSTOS DA
PSICOLOGIA HISTÓRICO-CULTURAL. QUANTO A PARTE PRÁTICA DA PESQUISA, OBSERVAMOS UMA DISPARIDADE
ENTRE AS ESCOLAS DOS TRÊS ESTADOS BRASILEIROS. OS DADOS DEMONSTRARAM QUE AS CONDIÇÕES DE
MATERIAL E MOBÍLIA DA ESCOLA A E C SÃO BEM RESTRITAS E A ACESSIBILIDADE ESTRUTURAL, INEXISTENTE. A
ESCOLA B, AO CONTRÁRIO SE APRESENTOU COMO UM ESPAÇO ACESSÍVEL, BEM COMO, NA QUESTÃO DE
MOBÍLIA E MATERIAL PEDAGÓGICO. EM RELAÇÃO AOS PROFISSIONAIS DE APOIO E TRADUTOR E INTÉRPRETE
DE LÍNGUA DE SINAIS (TILS), TODAS AS ESCOLAS, SEGUNDO AS PROFESSORAS, DEMANDAM DESSES
PROFISSIONAIS, MAS NÃO OS DISPÕEM. EMBORA TODAS AS ESCOLAS RECEBAM RECURSOS FINANCEIROS,
DEMANDAM DE MUITAS MELHORIAS, POIS AINDA NÃO SE ENQUADRAM NAS ESPECIFICIDADES DE
ATENDIMENTO AS CRIANÇAS DO AEE. A REALIDADE DAS TRÊS ESCOLAS NÃO SE DIFERE, PORQUE OS
PROGRAMAS DE ATENDIMENTO FORAM IMPLANTADOS, TODAVIA OS ALUNOS NÃO TÊM OS ATENDIMENTOS
NECESSÁRIOS À INCLUSÃO.