DE ACORDO COM LEVORATO E BUENO (2014) CONTEXTUALIZAR É ABORDAR O COTIDIANO LEVANDO O ALUNO A COMPREENDER A IMPORTÂNCIA DAQUELE CONHECIMENTO E PODER APLICÁ-LO NA COMPREENSÃO DOS FATOS QUE O CERCAM. DESTE MODO O PRESENTE TRABALHO CONTEXTUALIZOU O CONTEÚDO DE ÁCIDOS E BASES ATRAVÉS DA QUANTIFICAÇÃO, POR MEIO DE PAPEL UNIVERSAL DE PH, DO PH DE PRODUTOS DE LIMPEZA E HIGIENE QUE ENTRAM EM CONTATO COM DIVERSAS PARTES DO CORPO HUMANO NO DIA-A-DIA. O PROBLEMA DISSO É QUE O CORPO HUMANO APRESENTA VARIAÇÕES DE PH, E O CONTATO DESTAS PARTES COM PH INCOMPATÍVEL (SUPERIOR OU INFERIOR) PODE INTERFERIR EM DIVERSOS PROCESSOS BIOQUÍMICOS NATURAIS E/OU GERAR UMA SÉRIE DE PROBLEMAS, FISIOLÓGICOS, TAIS COMO ALERGIAS E QUEIMADURAS. ESTE TRABALHO BUSCOU ANALISAR O PH DESSES PRODUTOS, QUE AO TODO FORAM 11, E ALERTAR PARA A IMPORTÂNCIA DO PH, NO CORPO HUMANO, COMO FORMA DE CONTEXTUALIZAÇÃO NOS CONTEÚDOS DE ÁCIDOS E BASES INSERIDO NA DISCIPLINA DE QUÍMICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II. DURANTE A ATIVIDADE EXPERIMENTAL OS ALUNOS REALIZARAM OBSERVAÇÕES E ANOTAÇÕES EM UMA TABELA ACERCA DA COLORAÇÃO APRESENTADA NO PAPEL INDICADOR DE PH EM CADA UM DOS 11 PRODUTOS DE LIMPEZA E HIGIENE UTILIZADOS. APÓS ANOTAR NA TABELA, FOI COMPARADO E QUESTIONADO SE TAIS PRODUTOS ERAM INDICADOS E ADEQUADOS PARA AS DIVERSAS REGIÕES DO CORPO CONFORME OS DADOS DA LITERATURA ESCOLHIDA NESSE TRABALHO. ACREDITA-SE QUE DEVIDO À PARTICIPAÇÃO ATIVA E RESPOSTAS ADEQUADAS DOS ALUNOS DURANTE TODOS OS PROCESSOS, ESTE TRABALHO TENHA OBTIDO ÊXITO.