O TRABALHO TEM COMO OBJETIVO PROBLEMATIZAR A EXPERIÊNCIA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ATRAVÉS DAS VIVÊNCIAS REALIZADAS NO CURSO DE HISTÓRIA DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI – URCA,
SOBRETUDO A PARTIR DAS DISCUSSÕES REALIZADAS NAS DISCIPLINAS DE ESTÁGIO SUPERVISIONADO II E III E DAS
DISCIPLINAS DE HISTÓRIA CONTEMPORÂNEA, DO BRASIL, CEARÁ E DO CARIRI. ATUALMENTE SER PROFESSOR NO BRASIL
É ASSUMIR RISCOS, POIS PAUTADO EM DISCURSOS FASCISTA EXISTEM VÁRIAS IDEIAS E PROJETOS QUE CRIMINALIZAM A
ATUAÇÃO DO PROFESSOR EM SALA DE AULA. PROJETOS ESSES COMO ESCOLA SEM PARTIDO QUE FERE UM CONJUNTO DE
PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS. NESSE SENTIDO, A FUNÇÃO DO PROFESSOR EM FORMAÇÃO NA AGENDA ATUAL É ASSUMIR
UMA POLÍTICA DE ENFRENTAMENTOS DIANTE O ATUAL CONTEXTO. PARA SISTEMATIZAR O DESENVOLVIMENTO TEÓRICO-METODOLÓGICO DO TRABALHO O PENSAMENTO DE FREIRE (1996) NOS É ESSENCIAL PARA PENSAR A EDUCAÇÃO
COMO MEIO DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL.