ESTE ARTIGO É RESULTADO DE UMA PESQUISA REALIZADA NO COMPONENTE CURRICULAR “TEORIAS E PRÁTICAS CURRICULARES” DO CURSO DE PEDAGOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE (UFRN), TENDO COMO OBJETIVO REFLETIR E ANALISAR A PROPOSTA CURRICULAR DO CENTRO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO INFANTIL PROFESSORA ANTÔNIA FERNANDA JALLES, OBSERVANDO DE QUE FORMA ESSE CURRÍCULO SE EFETIVA NA PRÁTICA PEDAGÓGICA DA ESCOLA. PARA ISSO, SE FEZ USO DE ENTREVISTA E REFERENCIAIS TEÓRICOS QUE ABORDAM A TEMÁTICA DO CURRÍCULO NAS ESCOLAS, BEM COMO OS DOCUMENTOS QUE O REGEM. CARACTERIZA-SE COMO UM ESTUDO DE CUNHO QUALITATIVO E TEVE COMO BASE PESQUISAS BIBLIOGRÁFICA E DOCUMENTAL COMO A ENTREVISTA REALIZADA COM CUNHA (2019) E LEGISLAÇÕES NACIONAIS COMO A LDB (BRASIL, 1996), O DCNEI (BRASIL, 2012), A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR (BNCC, 2018) E O REFERENCIAL CURRICULAR NACIONAL PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL (RCNEI, 1998), ALÉM DO REGIMENTO ESCOLAR E DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO (PPP) DO CMEI. A PRESENTE PESQUISA É ESSENCIAL PARA A FORMAÇÃO DOCENTE NO CURSO DE PEDAGOGIA, POIS PERMITE QUE O PEDAGOGO EM FORMAÇÃO SE DEPARE COM PRÁTICAS EXITOSAS COMO A CONSTATADA NO CMEI FERNANDA JALLES. PERCEBE-SE, NITIDAMENTE, A RELAÇÃO CONCOMITANTE ENTRE TEORIA E PRÁTICA, SEM TRATÁ-LAS SEPARADAMENTE OU DISSOCIADAS, PRINCIPALMENTE NO QUE DIZ RESPEITO A UMA EDUCAÇÃO VOLTADA À ESCUTA DO ALUNO E SUAS NECESSIDADES, CONTEXTUALIZANDO O PROCESSO ENSINO-APRENDIZAGEM AO SEU COTIDIANO.