O INTUITO DESTE ARTIGO É ANALISAR AS FORMAS COMO O LETRAMENTO ESTÁ PRESENTE DENTRO DA ALFABETIZAÇÃO, BEM COMO RELACIONÁ-LO, DE MODO A FACILITAR O APRENDIZADO DO ALUNO E O ENSINO DO PROFESSOR. DESTACA-SE TAMBÉM COMO O AMBIENTE EDUCACIONAL EM QUE O ALUNO SE ALFABETIZA PODE INFLUIR NO SEU DESENVOLVIMENTO SOCIAL E EDUCACIONAL. O REFERENCIAL TEÓRICO FUNDAMENTA-SE NO PENSAMENTO DE SOARES (2006) E FERREIRO (1996), PESQUISADORAS DAS ÁREAS. O TRABALHO BUSCA APROFUNDAR CONHECIMENTOS E COLABORAR PARA FUTURAS PESQUISAS SOBRE O ASSUNTO, A FIM DE EVIDENCIAR AS CONTRIBUIÇÕES QUE O LETRAMENTO TRAZ PARA A VIDA PESSOAL E INSTITUCIONAL DO ALUNO. AS REFLEXÕES DESTE ESTUDO APONTAM A NECESSIDADE DE O LETRAMENTO SER TRABALHADO COM EFICÁCIA NA ALFABETIZAÇÃO E DEPOIS DELA, POIS AS DUAS COMPLEMENTAM-SE PARA O DESENVOLVIMENTO PLENO DO ALUNO.