AÇÃO DOCENTE E (IN)DISCIPLINA ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO.
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php #connection: "mysql" +table: "artigo" #primaryKey: "id" #keyType: "int" +incrementing: true #with: [] #withCount: [] +preventsLazyLoading: false #perPage: 15 +exists: true +wasRecentlyCreated: false #escapeWhenCastingToString: false #attributes: array:35 [ "id" => 58922 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4238 "inscrito_id" => 14167 "titulo" => "AÇÃO DOCENTE E (IN)DISCIPLINA ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "A INDISCIPLINA TEM ATUADO COMO UM DOS PRINCIPAIS DESAFIOS PRESENTES NA PRÁTICA DOCENTE, ASSIM COMO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DESTE MODO, É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE ESTA SEJA CONHECIDA E ABORDADA, SOBRETUDO, NO PRÓPRIO CONTEXTO ESCOLAR ONDE TEM SE MANIFESTADO. O PRESENTE ESTUDO TEVE, PORTANTO, O OBJETIVO GERAL DE ANALISAR, SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO, SUAS CONCEPÇÕES ACERCA DOS SIGNIFICADOS DE (IN) DISCIPLINA E SUAS RELAÇÕES COM A PRÁTICA DOCENTE. NESTE SENTIDO, A PESQUISA, DE CUNHO QUALITATIVO, CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE 10 PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CRUZ-CEARÁ, COM IDADE ENTRE 24 A 48 ANOS. OS PARTICIPANTES EM QUESTÃO PUDERAM APRESENTAR SUAS CONCEPÇÕES QUANTO AO PROBLEMA INVESTIGADO, POR MEIO DE UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, SENDO ESTA GERENCIADA ENTRE AGOSTO E SETEMBRO DE 2018. PARA EMBASAMENTO TEÓRICO DO TRABALHO FORAM UTILIZADAS AS IDEIAS DE FOUCAULT (1987), AQUINO (1996; 1998; 2016), ANTUNES (2012) DENTRE OUTROS. AS PERSPECTIVAS DOCENTES MOSTRARAM QUE O TERMO (IN) DISCIPLINA RESTRINGE-SE AO TIPO DE COMPORTAMENTO ADEQUADO E INADEQUADO DO INDIVÍDUO, O QUE EVIDENCIA QUE TAIS CONCEPÇÕES PRECISAM SER AMPLIADAS. COMO ORIGEM E PRINCIPAL DESAFIO QUE DIFICULTA A MITIGAÇÃO DO PROBLEMA, EMBORA SEJAM UTILIZADAS VÁRIAS AÇÕES NO SEU ENFRENTAMENTO, OS DOCENTES DESTACARAM A FAMÍLIA COMO FATOR EXCLUSIVO, NÃO SE RECONHECENDO COMO CORRESPONSÁVEL. CONCLUI-SE QUE A PESQUISA SEJA DE SUMA RELEVÂNCIA PARA A COMPREENSÃO ACERCA DO FENÔMENO, POIS APONTA OUTRAS VERTENTES ALÉM DA QUESTÃO FAMILIAR QUE PRECISAM SER CONSIDERADAS NESTA ABORDAGEM, TAIS COMO A PRÓPRIA POSTURA E ATUAÇÃO DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "INDISCIPLINA ESCOLAR, INTERVENÇÃO DOCENTE, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID14167_26092019125623.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA MICHELLY BARROS" "autor_nome_curto" => "MICHELLY BARROS" "autor_email" => "michellybarrosbio@gmail.c" "autor_ies" => "IFCE CAMPUS ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #original: array:35 [ "id" => 58922 "edicao_id" => 112 "trabalho_id" => 4238 "inscrito_id" => 14167 "titulo" => "AÇÃO DOCENTE E (IN)DISCIPLINA ESCOLAR SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO." "resumo" => "A INDISCIPLINA TEM ATUADO COMO UM DOS PRINCIPAIS DESAFIOS PRESENTES NA PRÁTICA DOCENTE, ASSIM COMO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DESTE MODO, É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE ESTA SEJA CONHECIDA E ABORDADA, SOBRETUDO, NO PRÓPRIO CONTEXTO ESCOLAR ONDE TEM SE MANIFESTADO. O PRESENTE ESTUDO TEVE, PORTANTO, O OBJETIVO GERAL DE ANALISAR, SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO, SUAS CONCEPÇÕES ACERCA DOS SIGNIFICADOS DE (IN) DISCIPLINA E SUAS RELAÇÕES COM A PRÁTICA DOCENTE. NESTE SENTIDO, A PESQUISA, DE CUNHO QUALITATIVO, CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE 10 PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CRUZ-CEARÁ, COM IDADE ENTRE 24 A 48 ANOS. OS PARTICIPANTES EM QUESTÃO PUDERAM APRESENTAR SUAS CONCEPÇÕES QUANTO AO PROBLEMA INVESTIGADO, POR MEIO DE UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, SENDO ESTA GERENCIADA ENTRE AGOSTO E SETEMBRO DE 2018. PARA EMBASAMENTO TEÓRICO DO TRABALHO FORAM UTILIZADAS AS IDEIAS DE FOUCAULT (1987), AQUINO (1996; 1998; 2016), ANTUNES (2012) DENTRE OUTROS. AS PERSPECTIVAS DOCENTES MOSTRARAM QUE O TERMO (IN) DISCIPLINA RESTRINGE-SE AO TIPO DE COMPORTAMENTO ADEQUADO E INADEQUADO DO INDIVÍDUO, O QUE EVIDENCIA QUE TAIS CONCEPÇÕES PRECISAM SER AMPLIADAS. COMO ORIGEM E PRINCIPAL DESAFIO QUE DIFICULTA A MITIGAÇÃO DO PROBLEMA, EMBORA SEJAM UTILIZADAS VÁRIAS AÇÕES NO SEU ENFRENTAMENTO, OS DOCENTES DESTACARAM A FAMÍLIA COMO FATOR EXCLUSIVO, NÃO SE RECONHECENDO COMO CORRESPONSÁVEL. CONCLUI-SE QUE A PESQUISA SEJA DE SUMA RELEVÂNCIA PARA A COMPREENSÃO ACERCA DO FENÔMENO, POIS APONTA OUTRAS VERTENTES ALÉM DA QUESTÃO FAMILIAR QUE PRECISAM SER CONSIDERADAS NESTA ABORDAGEM, TAIS COMO A PRÓPRIA POSTURA E ATUAÇÃO DOCENTE." "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)" "area_tematica" => "GT 17 – Ensino e suas intersecções" "palavra_chave" => "INDISCIPLINA ESCOLAR, INTERVENÇÃO DOCENTE, ENSINO MÉDIO" "idioma" => "Português" "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA17_ID14167_26092019125623.pdf" "created_at" => "2020-05-28 15:53:54" "updated_at" => "2020-06-10 11:34:31" "ativo" => 1 "autor_nome" => "MARIA MICHELLY BARROS" "autor_nome_curto" => "MICHELLY BARROS" "autor_email" => "michellybarrosbio@gmail.c" "autor_ies" => "IFCE CAMPUS ACARAÚ" "autor_imagem" => "" "edicao_url" => "anais-vi-conedu" "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU" "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação" "edicao_ano" => 2019 "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019" "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png" "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg" "data_publicacao" => null "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00" "publicacao_id" => 19 "publicacao_nome" => "Anais CONEDU" "publicacao_codigo" => "2358-8829" "tipo_codigo_id" => 1 "tipo_codigo_nome" => "ISSN" "tipo_publicacao_id" => 1 "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento" ] #changes: [] #casts: array:14 [ "id" => "integer" "edicao_id" => "integer" "trabalho_id" => "integer" "inscrito_id" => "integer" "titulo" => "string" "resumo" => "string" "modalidade" => "string" "area_tematica" => "string" "palavra_chave" => "string" "idioma" => "string" "arquivo" => "string" "created_at" => "datetime" "updated_at" => "datetime" "ativo" => "boolean" ] #classCastCache: [] #attributeCastCache: [] #dates: [] #dateFormat: null #appends: [] #dispatchesEvents: [] #observables: [] #relations: [] #touches: [] +timestamps: false #hidden: [] #visible: [] +fillable: array:13 [ 0 => "edicao_id" 1 => "trabalho_id" 2 => "inscrito_id" 3 => "titulo" 4 => "resumo" 5 => "modalidade" 6 => "area_tematica" 7 => "palavra_chave" 8 => "idioma" 9 => "arquivo" 10 => "created_at" 11 => "updated_at" 12 => "ativo" ] #guarded: array:1 [ 0 => "*" ] }