A INDISCIPLINA TEM ATUADO COMO UM DOS PRINCIPAIS DESAFIOS PRESENTES NA PRÁTICA DOCENTE, ASSIM COMO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DESTE MODO, É DE SUMA IMPORTÂNCIA QUE ESTA SEJA CONHECIDA E ABORDADA, SOBRETUDO, NO PRÓPRIO CONTEXTO ESCOLAR ONDE TEM SE MANIFESTADO. O PRESENTE ESTUDO TEVE, PORTANTO, O OBJETIVO GERAL DE ANALISAR, SOB A PERSPECTIVA DE PROFESSORES DO ENSINO MÉDIO, SUAS CONCEPÇÕES ACERCA DOS SIGNIFICADOS DE (IN) DISCIPLINA E SUAS RELAÇÕES COM A PRÁTICA DOCENTE. NESTE SENTIDO, A PESQUISA, DE CUNHO QUALITATIVO, CONTOU COM A PARTICIPAÇÃO DE 10 PROFESSORES DE UMA ESCOLA DA REDE ESTADUAL, LOCALIZADA NO MUNICÍPIO DE CRUZ-CEARÁ, COM IDADE ENTRE 24 A 48 ANOS. OS PARTICIPANTES EM QUESTÃO PUDERAM APRESENTAR SUAS CONCEPÇÕES QUANTO AO PROBLEMA INVESTIGADO, POR MEIO DE UMA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA, SENDO ESTA GERENCIADA ENTRE AGOSTO E SETEMBRO DE 2018. PARA EMBASAMENTO TEÓRICO DO TRABALHO FORAM UTILIZADAS AS IDEIAS DE FOUCAULT (1987), AQUINO (1996; 1998; 2016), ANTUNES (2012) DENTRE OUTROS. AS PERSPECTIVAS DOCENTES MOSTRARAM QUE O TERMO (IN) DISCIPLINA RESTRINGE-SE AO TIPO DE COMPORTAMENTO ADEQUADO E INADEQUADO DO INDIVÍDUO, O QUE EVIDENCIA QUE TAIS CONCEPÇÕES PRECISAM SER AMPLIADAS. COMO ORIGEM E PRINCIPAL DESAFIO QUE DIFICULTA A MITIGAÇÃO DO PROBLEMA, EMBORA SEJAM UTILIZADAS VÁRIAS AÇÕES NO SEU ENFRENTAMENTO, OS DOCENTES DESTACARAM A FAMÍLIA COMO FATOR EXCLUSIVO, NÃO SE RECONHECENDO COMO CORRESPONSÁVEL. CONCLUI-SE QUE A PESQUISA SEJA DE SUMA RELEVÂNCIA PARA A COMPREENSÃO ACERCA DO FENÔMENO, POIS APONTA OUTRAS VERTENTES ALÉM DA QUESTÃO FAMILIAR QUE PRECISAM SER CONSIDERADAS NESTA ABORDAGEM, TAIS COMO A PRÓPRIA POSTURA E ATUAÇÃO DOCENTE.