CONSIDERANDO A NECESSIDADE DE NOVAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE FÍSICA COM VISTAS À FORMAÇÃO INTEGRAL DO ESTUDANTE, DESCREVEREMOS NESTE ARTIGO A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APORTADA NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA (AC), PARA ESTUDANTES DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ. ESTA METODOLOGIA DE ESTUDO EM PEQUENOS GRUPOS TEM SE APRESENTADO COMO RECURSO PROMISSOR PARA A MELHORIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE FÍSICA AO PROMOVER A INTERAÇÃO ENTRE OS PARES, A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS, A REDUÇÃO DA COMPETIVIDADE, A CRIAÇÃO DE ESPAÇOS DE DISCUSSÃO E O CONFRONTO SAUDÁVEL DE IDEIAS IMPRESCINDÍVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. O OBJETIVO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA É AUXILIAR OS ESTUDANTES NA CONSTRUÇÃO QUALITATIVA DOS CONCEITOS RELACIONADOS À DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA E AO EFEITO FOTOELÉTRICO. PARA TANTO, TRÊS ATIVIDADES COOPERATIVAS FORAM PROPOSTAS SOBRE A TEMÁTICA, E SUA APLICAÇÃO FOI VIABILIZADA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS COOPERATIVOS JIGSAW, THINK-PAIR-SHARE E CABEÇAS NUMERADAS. OS RESULTADOS OBTIDOS INDICAM QUE A UTILIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS COOPERATIVAS POSSIBILITARAM AOS ESTUDANTES COMPREENDER OS DIFERENTES CONCEITOS ATRELADOS AO ESTUDO DO COMPORTAMENTO DUAL DA LUZ AMPLIANDO ASSIM A SUA BASE CONCEITUAL.