Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

O ESTUDO DO COMPORTAMENTO DUAL DA LUZ COM A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DO EFEITO FOTOELÉTRICO

Palavra-chaves: APRENDIZAGEM COOPERATIVA, EFEITO FOTOELÉTRICO, DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA Comunicação Oral (CO) GT 16 – Ensino de Ciências
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 61420
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 306
    "inscrito_id" => 6535
    "titulo" => "O ESTUDO DO COMPORTAMENTO DUAL DA LUZ COM A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DO EFEITO FOTOELÉTRICO"
    "resumo" => "CONSIDERANDO A NECESSIDADE DE NOVAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE FÍSICA COM VISTAS À FORMAÇÃO INTEGRAL DO ESTUDANTE, DESCREVEREMOS NESTE ARTIGO A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APORTADA NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA (AC), PARA ESTUDANTES DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ. ESTA METODOLOGIA DE ESTUDO EM PEQUENOS GRUPOS TEM SE APRESENTADO COMO RECURSO PROMISSOR PARA A MELHORIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE FÍSICA AO PROMOVER A INTERAÇÃO ENTRE OS PARES, A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS, A REDUÇÃO DA COMPETIVIDADE, A CRIAÇÃO DE ESPAÇOS DE DISCUSSÃO E O CONFRONTO SAUDÁVEL DE IDEIAS IMPRESCINDÍVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. O OBJETIVO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA É AUXILIAR OS ESTUDANTES NA CONSTRUÇÃO QUALITATIVA DOS CONCEITOS RELACIONADOS À DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA E AO EFEITO FOTOELÉTRICO. PARA TANTO, TRÊS ATIVIDADES COOPERATIVAS FORAM PROPOSTAS SOBRE A TEMÁTICA, E SUA APLICAÇÃO FOI VIABILIZADA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS COOPERATIVOS JIGSAW, THINK-PAIR-SHARE E CABEÇAS NUMERADAS. OS RESULTADOS OBTIDOS INDICAM QUE A UTILIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS COOPERATIVAS POSSIBILITARAM AOS ESTUDANTES COMPREENDER OS DIFERENTES CONCEITOS ATRELADOS AO ESTUDO DO COMPORTAMENTO DUAL DA LUZ AMPLIANDO ASSIM A SUA BASE CONCEITUAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM COOPERATIVA, EFEITO FOTOELÉTRICO, DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID6535_06062019162930.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO IVANILDO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "IVANILDO"
    "autor_email" => "pfivanildosousa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 61420
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 306
    "inscrito_id" => 6535
    "titulo" => "O ESTUDO DO COMPORTAMENTO DUAL DA LUZ COM A MEDIAÇÃO DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA: UMA ANÁLISE QUALITATIVA DO EFEITO FOTOELÉTRICO"
    "resumo" => "CONSIDERANDO A NECESSIDADE DE NOVAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE FÍSICA COM VISTAS À FORMAÇÃO INTEGRAL DO ESTUDANTE, DESCREVEREMOS NESTE ARTIGO A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APORTADA NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA (AC), PARA ESTUDANTES DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ. ESTA METODOLOGIA DE ESTUDO EM PEQUENOS GRUPOS TEM SE APRESENTADO COMO RECURSO PROMISSOR PARA A MELHORIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE FÍSICA AO PROMOVER A INTERAÇÃO ENTRE OS PARES, A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS, A REDUÇÃO DA COMPETIVIDADE, A CRIAÇÃO DE ESPAÇOS DE DISCUSSÃO E O CONFRONTO SAUDÁVEL DE IDEIAS IMPRESCINDÍVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. O OBJETIVO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA É AUXILIAR OS ESTUDANTES NA CONSTRUÇÃO QUALITATIVA DOS CONCEITOS RELACIONADOS À DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA E AO EFEITO FOTOELÉTRICO. PARA TANTO, TRÊS ATIVIDADES COOPERATIVAS FORAM PROPOSTAS SOBRE A TEMÁTICA, E SUA APLICAÇÃO FOI VIABILIZADA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS COOPERATIVOS JIGSAW, THINK-PAIR-SHARE E CABEÇAS NUMERADAS. OS RESULTADOS OBTIDOS INDICAM QUE A UTILIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS COOPERATIVAS POSSIBILITARAM AOS ESTUDANTES COMPREENDER OS DIFERENTES CONCEITOS ATRELADOS AO ESTUDO DO COMPORTAMENTO DUAL DA LUZ AMPLIANDO ASSIM A SUA BASE CONCEITUAL."
    "modalidade" => "Comunicação Oral (CO)"
    "area_tematica" => "GT 16 – Ensino de Ciências"
    "palavra_chave" => "APRENDIZAGEM COOPERATIVA, EFEITO FOTOELÉTRICO, DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA"
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD1_SA16_ID6535_06062019162930.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:57"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:41"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "FRANCISCO IVANILDO DE SOUSA"
    "autor_nome_curto" => "IVANILDO"
    "autor_email" => "pfivanildosousa@gmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

CONSIDERANDO A NECESSIDADE DE NOVAS ABORDAGENS METODOLÓGICAS PARA O ENSINO DE FÍSICA COM VISTAS À FORMAÇÃO INTEGRAL DO ESTUDANTE, DESCREVEREMOS NESTE ARTIGO A APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA APORTADA NOS PRESSUPOSTOS TEÓRICO-METODOLÓGICOS DA APRENDIZAGEM COOPERATIVA (AC), PARA ESTUDANTES DA TERCEIRA SÉRIE DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA PÚBLICA DO ESTADO DO CEARÁ. ESTA METODOLOGIA DE ESTUDO EM PEQUENOS GRUPOS TEM SE APRESENTADO COMO RECURSO PROMISSOR PARA A MELHORIA DO ENSINO E DA APRENDIZAGEM NA DISCIPLINA DE FÍSICA AO PROMOVER A INTERAÇÃO ENTRE OS PARES, A RESOLUÇÃO DE CONFLITOS, A REDUÇÃO DA COMPETIVIDADE, A CRIAÇÃO DE ESPAÇOS DE DISCUSSÃO E O CONFRONTO SAUDÁVEL DE IDEIAS IMPRESCINDÍVEIS PARA A CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO. O OBJETIVO DA SEQUÊNCIA DIDÁTICA É AUXILIAR OS ESTUDANTES NA CONSTRUÇÃO QUALITATIVA DOS CONCEITOS RELACIONADOS À DUALIDADE ONDA-PARTÍCULA E AO EFEITO FOTOELÉTRICO. PARA TANTO, TRÊS ATIVIDADES COOPERATIVAS FORAM PROPOSTAS SOBRE A TEMÁTICA, E SUA APLICAÇÃO FOI VIABILIZADA A PARTIR DA UTILIZAÇÃO DOS MÉTODOS COOPERATIVOS JIGSAW, THINK-PAIR-SHARE E CABEÇAS NUMERADAS. OS RESULTADOS OBTIDOS INDICAM QUE A UTILIZAÇÃO DAS ESTRATÉGIAS COOPERATIVAS POSSIBILITARAM AOS ESTUDANTES COMPREENDER OS DIFERENTES CONCEITOS ATRELADOS AO ESTUDO DO COMPORTAMENTO DUAL DA LUZ AMPLIANDO ASSIM A SUA BASE CONCEITUAL.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.