O PRESENTE ARTIGO TRATA DE UMA PESQUISA EM ANDAMENTO RELACIONADA AO USO DE APLICATIVOS MÓVEIS PARA O ENSINO DE FUNÇÃO AFIM ATRAVÉS DA RESOLUÇÃO, EXPLORAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS. DE FORMA MAIS ESPECÍFICA, SÃO ANALISADOS AS CONTRIBUIÇÕES E POSSIBILIDADES DO USO DESSA METODOLOGIA DE ENSINO COM O APOIO DAS TECNOLOGIAS, PARTICULARMENTE OS APLICATIVOS MÓVEIS, POIS ENTENDEMOS QUE O NOVO SEMPRE TRAZ EXPECTATIVAS, EM ESPECIAL O USO DAS TECNOLOGIAS NA SALA DE AULA POR PARTE DOS ALUNOS. PARA TANTO, NOSSA DISCUSSÃO TEÓRICA ESTÁ EMBASADA, PRINCIPALMENTE, NOS TRABALHOS DE ANDRADE (1998), BRANDÃO (2014), ABREU (2018) E SILVA (2013). A REFERIDA PESQUISA É DE CUNHO QUALITATIVO, COM UMA ABORDAGEM PEDAGÓGICA, POIS O PROFESSOR É PESQUISADOR DE SUA PRÓPRIA SALA DE AULA E SERÁ REALIZADA NUMA ESCOLA DA REDE PÚBLICA DE ENSINO DO MUNICÍPIO DE MONTEIRO, PARAÍBA. A METODOLOGIA CONSISTIRÁ NA ELABORAÇÃO E EXECUÇÃO DE AÇÕES EM SALA DE AULA, MINISTRANDO O CONTEÚDO DE FUNÇÃO AFIM FAZENDO ABORDAGEM COM A METODOLOGIA DA RESOLUÇÃO, EXPLORAÇÃO E PROPOSIÇÃO DE PROBLEMAS COM O USO DE APLICATIVOS MÓVEIS. COMO RESULTADOS, ESPERAMOS QUE OS ALUNOS PARTICIPANTES DA PESQUISA COMPREENDAM E CONSIGAM VER MAIS DETALHES DO CONCEITO DE FUNÇÃO PERMITINDO UMA COMPREENSÃO MAIS CONSISTENTE, TRABALHANDO SEMPRE COM O ERRO DOS ALUNOS.