Artigo Anais VI CONEDU

ANAIS de Evento

ISSN: 2358-8829

FEEDBACK DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CURSO DE GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA

Palavra-chaves: AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FEEDBACK, ENSINO SUPERIOR, ODONTOLOGIA. Pôster (PO) GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional
"2019-10-24 00:00:00" // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
App\Base\Administrativo\Model\Artigo {#1843 // app/Providers/../Base/Publico/Artigo/resources/show_includes/info_artigo.blade.php
  #connection: "mysql"
  +table: "artigo"
  #primaryKey: "id"
  #keyType: "int"
  +incrementing: true
  #with: []
  #withCount: []
  +preventsLazyLoading: false
  #perPage: 15
  +exists: true
  +wasRecentlyCreated: false
  #escapeWhenCastingToString: false
  #attributes: array:35 [
    "id" => 60509
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2705
    "inscrito_id" => 7837
    "titulo" => """
      FEEDBACK DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CURSO DE\r\n
      GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
      """
    "resumo" => "O FEEDBACK REGULA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, FORNECENDO, CONTINUAMENTE, INFORMAÇÕES PARA QUE O ESTUDANTE PERCEBA O QUÃO DISTANTE, OU PRÓXIMO, ELE ESTÁ DOS OBJETIVOS ALMEJADOS. O FATO DE O FEEDBACK SER CONTÍNUO PERMITE QUE SEJA REALIZADO OS AJUSTES NECESSÁRIOS PARA MELHORAR A QUALIDADE DA APRENDIZAGEM DE FORMA PRECOCE, E NÃO APENAS QUANDO O ALUNO FALHA NO TESTE AO FINAL DO CURSO, OU SEJA, NA AVALIAÇÃO SOMATIVA. O PRESENTE TRABALHO PROPÕE-SE A COMPREENDER O FEEDBACK OU DEVOLUTIVA DO DESEMPENHO REALIZADO PELOS DOCENTES DO CURSO DE ODONTOLOGIA E RELACIONÁ-LO COM OS PRESSUPOSTOS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, CUJOS SUJEITOS FORAM DOCENTES DO CURSO DE ODONTOLOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA QUE APRESENTA HISTORICIDADE EM FORTALEZA, CEARÁ. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DA ANÁLISE DOCUMENTAL E DA TÉCNICA DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. ADOTOU-SE A MODALIDADE ANÁLISE TEMÁTICA PARA INTERPRETAÇÃO DOS DADOS. OS DOCENTES COMPREENDEM A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK, E QUE ELE REPRESENTA O RETORNO DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS E É REALIZADO POR MEIO DO DIÁLOGO ALUNO-PROFESSOR, NA INTENÇÃO DE MOTIVAR E MELHORAR O DESEMPENHO DO DISCENTE. NO ENTANTO, O FEEDBACK PASSA A SER DIRECIONADO AOS ESTUDANTES QUE ESTÃO COM RESULTADO INSATISFATÓRIO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FEEDBACK, ENSINO SUPERIOR, ODONTOLOGIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID7837_26082019220448.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERYDIANNA FROTA CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "VERYDIANNA"
    "autor_email" => "verydianna_1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #original: array:35 [
    "id" => 60509
    "edicao_id" => 112
    "trabalho_id" => 2705
    "inscrito_id" => 7837
    "titulo" => """
      FEEDBACK DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS NO CURSO DE\r\n
      GRADUAÇÃO EM ODONTOLOGIA
      """
    "resumo" => "O FEEDBACK REGULA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, FORNECENDO, CONTINUAMENTE, INFORMAÇÕES PARA QUE O ESTUDANTE PERCEBA O QUÃO DISTANTE, OU PRÓXIMO, ELE ESTÁ DOS OBJETIVOS ALMEJADOS. O FATO DE O FEEDBACK SER CONTÍNUO PERMITE QUE SEJA REALIZADO OS AJUSTES NECESSÁRIOS PARA MELHORAR A QUALIDADE DA APRENDIZAGEM DE FORMA PRECOCE, E NÃO APENAS QUANDO O ALUNO FALHA NO TESTE AO FINAL DO CURSO, OU SEJA, NA AVALIAÇÃO SOMATIVA. O PRESENTE TRABALHO PROPÕE-SE A COMPREENDER O FEEDBACK OU DEVOLUTIVA DO DESEMPENHO REALIZADO PELOS DOCENTES DO CURSO DE ODONTOLOGIA E RELACIONÁ-LO COM OS PRESSUPOSTOS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, CUJOS SUJEITOS FORAM DOCENTES DO CURSO DE ODONTOLOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA QUE APRESENTA HISTORICIDADE EM FORTALEZA, CEARÁ. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DA ANÁLISE DOCUMENTAL E DA TÉCNICA DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. ADOTOU-SE A MODALIDADE ANÁLISE TEMÁTICA PARA INTERPRETAÇÃO DOS DADOS. OS DOCENTES COMPREENDEM A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK, E QUE ELE REPRESENTA O RETORNO DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS E É REALIZADO POR MEIO DO DIÁLOGO ALUNO-PROFESSOR, NA INTENÇÃO DE MOTIVAR E MELHORAR O DESEMPENHO DO DISCENTE. NO ENTANTO, O FEEDBACK PASSA A SER DIRECIONADO AOS ESTUDANTES QUE ESTÃO COM RESULTADO INSATISFATÓRIO."
    "modalidade" => "Pôster (PO)"
    "area_tematica" => "GT 02 - Didática, Currículo e Política Educacional"
    "palavra_chave" => "AVALIAÇÃO DA APRENDIZAGEM, FEEDBACK, ENSINO SUPERIOR, ODONTOLOGIA."
    "idioma" => "Português"
    "arquivo" => "TRABALHO_EV127_MD4_SA2_ID7837_26082019220448.pdf"
    "created_at" => "2020-05-28 15:53:56"
    "updated_at" => "2020-06-10 11:34:38"
    "ativo" => 1
    "autor_nome" => "VERYDIANNA FROTA CARNEIRO"
    "autor_nome_curto" => "VERYDIANNA"
    "autor_email" => "verydianna_1@hotmail.com"
    "autor_ies" => "UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARA"
    "autor_imagem" => ""
    "edicao_url" => "anais-vi-conedu"
    "edicao_nome" => "Anais VI CONEDU"
    "edicao_evento" => "VI Congresso Nacional de Educação"
    "edicao_ano" => 2019
    "edicao_pasta" => "anais/conedu/2019"
    "edicao_logo" => "5e4a032588ba0_17022020000613.png"
    "edicao_capa" => "5f184577153da_22072020105607.jpg"
    "data_publicacao" => null
    "edicao_publicada_em" => "2019-10-24 00:00:00"
    "publicacao_id" => 19
    "publicacao_nome" => "Anais CONEDU"
    "publicacao_codigo" => "2358-8829"
    "tipo_codigo_id" => 1
    "tipo_codigo_nome" => "ISSN"
    "tipo_publicacao_id" => 1
    "tipo_publicacao_nome" => "ANAIS de Evento"
  ]
  #changes: []
  #casts: array:14 [
    "id" => "integer"
    "edicao_id" => "integer"
    "trabalho_id" => "integer"
    "inscrito_id" => "integer"
    "titulo" => "string"
    "resumo" => "string"
    "modalidade" => "string"
    "area_tematica" => "string"
    "palavra_chave" => "string"
    "idioma" => "string"
    "arquivo" => "string"
    "created_at" => "datetime"
    "updated_at" => "datetime"
    "ativo" => "boolean"
  ]
  #classCastCache: []
  #attributeCastCache: []
  #dates: []
  #dateFormat: null
  #appends: []
  #dispatchesEvents: []
  #observables: []
  #relations: []
  #touches: []
  +timestamps: false
  #hidden: []
  #visible: []
  +fillable: array:13 [
    0 => "edicao_id"
    1 => "trabalho_id"
    2 => "inscrito_id"
    3 => "titulo"
    4 => "resumo"
    5 => "modalidade"
    6 => "area_tematica"
    7 => "palavra_chave"
    8 => "idioma"
    9 => "arquivo"
    10 => "created_at"
    11 => "updated_at"
    12 => "ativo"
  ]
  #guarded: array:1 [
    0 => "*"
  ]
}
Publicado em 24 de outubro de 2019

Resumo

O FEEDBACK REGULA O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM, FORNECENDO, CONTINUAMENTE, INFORMAÇÕES PARA QUE O ESTUDANTE PERCEBA O QUÃO DISTANTE, OU PRÓXIMO, ELE ESTÁ DOS OBJETIVOS ALMEJADOS. O FATO DE O FEEDBACK SER CONTÍNUO PERMITE QUE SEJA REALIZADO OS AJUSTES NECESSÁRIOS PARA MELHORAR A QUALIDADE DA APRENDIZAGEM DE FORMA PRECOCE, E NÃO APENAS QUANDO O ALUNO FALHA NO TESTE AO FINAL DO CURSO, OU SEJA, NA AVALIAÇÃO SOMATIVA. O PRESENTE TRABALHO PROPÕE-SE A COMPREENDER O FEEDBACK OU DEVOLUTIVA DO DESEMPENHO REALIZADO PELOS DOCENTES DO CURSO DE ODONTOLOGIA E RELACIONÁ-LO COM OS PRESSUPOSTOS DO PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO. TRATA-SE DE UMA PESQUISA COM ABORDAGEM QUALITATIVA, CUJOS SUJEITOS FORAM DOCENTES DO CURSO DE ODONTOLOGIA DE UMA INSTITUIÇÃO PRIVADA QUE APRESENTA HISTORICIDADE EM FORTALEZA, CEARÁ. A COLETA DE DADOS FOI REALIZADA POR MEIO DA ANÁLISE DOCUMENTAL E DA TÉCNICA DA ENTREVISTA SEMIESTRUTURADA. ADOTOU-SE A MODALIDADE ANÁLISE TEMÁTICA PARA INTERPRETAÇÃO DOS DADOS. OS DOCENTES COMPREENDEM A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK, E QUE ELE REPRESENTA O RETORNO DAS PRÁTICAS AVALIATIVAS E É REALIZADO POR MEIO DO DIÁLOGO ALUNO-PROFESSOR, NA INTENÇÃO DE MOTIVAR E MELHORAR O DESEMPENHO DO DISCENTE. NO ENTANTO, O FEEDBACK PASSA A SER DIRECIONADO AOS ESTUDANTES QUE ESTÃO COM RESULTADO INSATISFATÓRIO.

Compartilhe:

Visualização do Artigo


Deixe um comentário

Precisamos validar o formulário.