RESUMO: A PRESENTE PROPOSTA É PAUTADA NO TRABALHO COM TEXTOS, A PARTIR DAS IDEIAS INERENTES AOS MULTILETRAMENTOS E VISANDO À ABORDAGEM DOS GÊNEROS TEXTUAIS COMO EVENTOS COMUNICATIVOS, TENDO EM VISTA A NECESSIDADE DE FOCALIZAÇÃO NO CARÁTER INTERACIONISTA QUE OS ENVOLVE. ASSIM, OBJETIVA-SE DEMONSTRAR AS POSSIBILIDADES DE REALIZAÇÃO DE ATIVIDADES COM LEITURA E ORALIDADE, COM BASE EM PRÁTICAS MULTILETRADAS NO CONTEXTO ESCOLAR, PARA A CRIAÇÃO DE UM CURTA-METRAGEM. PARA FUNDAMENTAR ESTA ABORDAGEM, TEM-SE COMO APORTE, PRINCIPALMENTE, ROJO (2012), ROJO E BARBOSA (2015), XAVIER (2010), QUE FORNECEM IMPORTANTES CONTRIBUIÇÕES NA PERSPECTIVA DOS MULTILETRAMENTOS. APRESENTA-SE UMA PESQUISA DE NATUREZA APLICADA, COM ABORDAGEM QUALITATIVA E AMPARADA EM LEVANTAMENTO BIBLIOGRÁFICO, REALIZADA A PARTIR DE ATIVIDADES COM TEXTOS EXTRAÍDOS DE CEREJA E MAGALHÃES (2015), QUE SERVIRAM DE SUPORTE PARA A PROMOÇÃO DO GÊNERO DEBATE E PARA PRODUÇÃO DO GÊNERO CURTA-METRAGEM. COMO RESULTADOS, ANALISOU-SE A CONSTRUÇÃO DE UM CAMINHO PARA A CONSTRUÇÃO TEXTUAL QUE VAI DAS PRÁTICAS LETRADAS PARA AS MULTILETRADAS, CONTRIBUINDO PARA A CONSOLIDAÇÃO DA COMPREENSÃO ACERCA DOS TEXTOS TRABALHADOS. DIANTE DISSO, CONCLUI-SE QUE A INSERÇÃO DE PRÁTICAS MULTILETRADAS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM PODE FOMENTAR A PARTICIPAÇÃO DOS ALUNOS DE MODO MAIS EFETIVO NAS ATIVIDADES QUE TENHAM O TEXTO COMO OBJETO DE ANÁLISE.