O PRESENTE ARTIGO BUSCA A COMPREENSÃO E PROBLEMATIZAÇÃO ACERCA DA CONSTRUÇÃO COLABORATIVA DO MUSICAL EXAGERADOS, APRESENTADO À SOCIEDADE POTIGUAR NO AUDITÓRIO PEDRO SILVEIRA E SÁ LEITÃO, LOCALIZADO NO INSTITUTO DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA DO RIO GRANDE DO NORTE – IFRN – NO ANO DE 2018. O MUSICAL FEZ PARTE DO PROJETO DE EXTENSÃO DA INSTITUIÇÃO: O POPULAR EM AMBIENTE MUSICAL. O PROJETO OPORTUNIZOU UM ESPAÇO DE REFLEXÃO ACERCA DOS RISCOS À SAÚDE FÍSICA E INTELECTUAL DOS JOVENS. DIANTE DISSO, COM FOCO NO RECORTE HISTÓRICO E MUSICAL DO ROCK DA DÉCADA DE 1980, TRATOU DE QUESTÕES DE SUMA IMPORTÂNCIA AOS JOVENS DA ATUALIDADE, COMO O RISCO DO USO DAS DROGAS E AS FORMAS DE CONTAGIO DO HIV. A METODOLOGIA TRANSITOU EM OBSERVAÇÃO ANALÍTICA DA CONSTRUÇÃO DO MUSICAL. A PARTIR DISSO, A COLETA DOS DADOS OCORREU POR MEIO DE QUESTIONÁRIO ELETRÔNICO E ENTREVISTA ABERTA. NA FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA, USOU-SE AUTORES DA ÁREA DA EDUCAÇÃO E TAMBÉM AUTORES QUE DISCUTEM ACERCA DO TEATRO MUSICAL. COMO RESULTADO, A PRODUÇÃO DO MUSICAL EXAGERADOS DEMONSTROU O ENTENDIMENTO DE QUE HÁ DIVERSAS POTENCIALIDADES HUMANAS AS QUAIS PODEM SER TRABALHADAS A PARTIR DA CONSTRUÇÃO ARTÍSTICA COLETIVA. CONSTATOU-SE QUE OS ALUNOS PODEM CONQUISTAR COMPETÊNCIAS COMO LIDERANÇA, CONFIANÇA, DISCIPLINA, AUTOESTIMA, DENTRE OUTRAS, A PARTIR DO ENVOLVIMENTO NA CONSTRUÇÃO DE UM TRABALHO ARTÍSTICO.