O PRESENTE TRABALHO TEM COMO OBJETIVO ANALISAR O PROCESSO DE CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DE DOCENTES QUE ORGANIZAM O ENSINO-APRENDIZAGEM NO ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO(AEE), OBSERVANDO SEUS SABERES E SUAS FORMAS DE SER E ESTAR NA PROFISSÃO. O LÓCUS DESTE ESTUDO É O MUNICÍPIO DE SÃO MIGUEL, LOCALIZADO NO ALTO-OESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE, ONDE REUNIMOS TRÊS PROFESSORAS: DUAS DA REDE ESTADUAL E UMA DA REDE MUNICIPAL. UTILIZARAM-SE OS FUNDAMENTOS DA PESQUISA QUALITATIVA, ASSIM COMO A ABORDAGEM DAS HISTÓRIAS DE VIDA. PARA A CONSTRUÇÃO DOS DADOS, LANÇAMOS MÃO DA ENTREVISTA NARRATIVA, QUE CONTRIBUIU PARA A RETOMADA DE SI DAS PROFESSORAS. A PESQUISA PERMITE AFIRMAR QUE: UM PASSADO FORJADO NA AGRICULTURA, NAS DIFICULDADES DA VIDA NO CAMPO, LEVAM AS REFERIDAS PROFISSIONAIS A SE APROXIMAREM COM AS DIFICULDADES ENFRENTADAS PELAS CRIANÇAS DO AEE, HAJA VISTA QUE ELAS TAMBÉM SÃO SUJEITOS MARGEADOS PELA SOCIEDADE; APRENDER A OLHAR O OUTRO COM RESPEITO, DANDO VOZ AOS SEUS DIREITOS E NECESSIDADES, FORAM SABERES AXIOLÓGICOS APREENDIDOS NA INFÂNCIA, COM SEUS PAIS, QUE AINDA POSSUEM ESPAÇO NA PRÁTICA COTIDIANA; AS ESCOLAS PARECEM VER O AEE COMO UMA SALA DE REFORÇO, MAS QUE AS DOCENTES, MESMO COM FRAGMENTAÇÕES IDENTITÁRIAS, BUSCAM ROMPER COM A LÓGICA DE SOBREPOSIÇÃO DOS PRECONCEITOS, ATRAVÉS DO DIÁLOGO; O CONTATO DIÁRIO COM O ALUNO COM DEFICIÊNCIA, NUM DIÁLOGO PERMANENTE, PÕEM AS PROFESSORAS DO AEE EM ESTADO DE REFLEXÃO EXISTENCIAL: ATRIBUÍMOS A CLASSIFICAÇÃO DE SABERES DO LEGADO DOS ALUNOS, COMO AQUELES QUE MODIFICAM SUA FORMA DE SE VER E COMPREENDER COMO PESSOA E COMO PROFISSIONAL DO AEE.