A UTILIZAÇÃO DE JOGOS VEM SENDO COGITADA NO AMBIENTE ESCOLAR COMO UM RECURSO IMPORTANTE, COM RELEVÂNCIA NAS SÉRIES INICIAIS, PARA QUE A APRENDIZAGEM OCORRA DE FORMA SIGNIFICATIVA E PRAZEROSA PARA OS DISCENTES. NESTE TRABALHO FOI APRESENTADO ESPECIFICAMENTE O JOGO MANCALA, QUE É UM JOGO QUE DESENVOLVE ATITUDE, CONFIANÇA, PLANEJAMENTO, CONCENTRAÇÃO E AUTOCONTROLE, QUE SÃO HABILIDADES ESSENCIAIS PARA O APRENDIZADO. A PRESENTE PESQUISA SURGIU DE UM PROJETO MAIS AMPLO DESENVOLVIDO NA DISCIPLINA DE METODOLOGIAS DO ENSINO DA MATEMÁTICA CURSADA NO PERÍODO LETIVO 2018.2. PARA EXECUÇÃO DESSE TRABALHO INTERVENCIONISTA E DE CARÁTER SISTEMÁTICO OPTOU-SE POR USAR A PESQUISA DE ABORDAGEM QUALITATIVA, UMA VEZ QUE FOI TRABALHADO ASPECTOS QUE ENVOLVEM CRENÇAS, SIGNIFICADOS, EMOÇÕES E COMPREENSÕES. PORTANTO, A PRESENTE PROPOSTA OBJETIVOU-SE A UTILIZAR O LÚDICO (JOGOS) COMO METODOLOGIA AUXILIAR NO ENSINO DAS QUATRO OPERAÇÕES BÁSICAS MATEMÁTICAS. PARA TANTO, APLICOU-SE O PROJETO NUMA ESCOLA PÚBLICA MUNICIPAL DE 6º ANO, POR MEIO DE UMA ENTREVISTA DIRETA AOS ALUNOS ANALISOU-SE A SATISFAÇÃO E PRODUTIVIDADE DOS ALUNOS EM RELAÇÃO A PROPOSTA DE INTERVENÇÃO. A PARTIR DA APLICAÇÃO DO PRESENTE TRABALHO E DA ENTREVISTA DE SATISFAÇÃO DO MESMO CONSTATOU-SE QUE A UTILIZAÇÃO DO LÚDICO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM DA MATEMÁTICA, É UMA METODOLOGIA VÁLIDA, TORNANDO AS AULAS MAIS DINÂMICAS E DIFERENCIADAS, PROPORCIONANDO TAMBÉM AOS ALUNOS, MOMENTOS FELIZES E DE UMA APRENDIZAGEM MAIS PRAZEROSA E AO PROFESSOR UMA FERRAMENTA A MAIS PARA O PROCESSO DE ENSINO.