O LIVRO DIDÁTICO SE CONSTITUI COMO RECURSO IMPORTANTE PARA O ENSINO DE BIOLOGIA, EMBORA POSSA APRESENTAR ASPECTOS QUE DIFICULTEM A ASSIMILAÇÃO DE INFORMAÇÕES. ASSIM, É INDISPENSÁVEL A REALIZAÇÃO DE ANÁLISES E AVALIAÇÕES SOBRE SUA RELEVÂNCIA E SEU CONTEÚDO TEXTUAL/VISUAL. NESSA DIREÇÃO, O PRESENTE TRABALHO OBJETIVOU ANALISAR, DE FORMA COMPARATIVA, O FILO PLATYHELMINTHES EM RELAÇÃO AO CONTEÚDO TEÓRICO, RECURSOS VISUAIS, ATIVIDADES PROPOSTAS, CONTEXTUALIZAÇÃO DOS ASSUNTOS E ADEQUAÇÃO À SÉRIE, EM DOIS LIVROS DIDÁTICOS DE BIOLOGIA DO ENSINO MÉDIO. A PESQUISA SEGUIU UMA ABORDAGEM QUALITATIVA E A ANÁLISE SE DEU EM COMPARAÇÃO AO LIVRO PRINCÍPIOS INTEGRADOS DE ZOOLOGIA, UTILIZADO NA DISCIPLINA DE ZOOLOGIA I, DO CURSO DE LICENCIATURA EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS. APÓS ANÁLISE, CONSTATOU-SE QUE AS OBRAS ESTÃO INCOMPLETAS, POIS, EM AMBAS, A CLASSIFICAÇÃO DO FILO ESTÁ AUSENTE E UMA DELAS APRESENTA LIMITAÇÃO DE RECURSOS, NÃO TRAZ IMAGENS DETALHADAS E ATUALIZADAS E NÃO APRESENTA CLAREZA E OBJETIVIDADE DO TEXTO. OS LIVROS APRESENTAM CONTEXTUALIZAÇÃO DO ASSUNTO, PROPÕEM TRABALHOS EM GRUPO, PESQUISAS E EXERCÍCIOS AO FINAL DOS CAPÍTULOS. O ESTUDO REALIZADO SINALIZA A NECESSIDADE DE ATENÇÃO À APRESENTAÇÃO DOS CONTEÚDOS BIOLÓGICOS, DE FORMA A FACILITAR A APRENDIZAGEM DOS ESTUDANTES, TENDO EM VISTA QUE O LIVRO DIDÁTICO SE CONSTITUI COMO O PRINCIPAL RECURSO UTILIZADO PELOS PROFESSORES DA EDUCAÇÃO BÁSICA. NESSE SENTIDO, A PESQUISA APONTA QUE OS CONHECIMENTOS PRODUZIDOS NO CAMPO DA DIDÁTICA DAS CIÊNCIAS PRECISAM SUBSIDIAR AS PROPOSTAS DE ENSINO DE BIOLOGIA, BEM COMO A ORGANIZAÇÃO E ESTRUTURAÇÃO DOS CONTEÚDOS TRAZIDOS NOS LIVROS DIDÁTICOS DESSA DISCIPLINA.