DIANTE DOS ATUAIS DESAFIOS DA SOCIEDADE CONTEMPORÂNEA PRINCIPALMENTE, NOS RUMOS DA CASTRAÇÃO DE LIBERDADE DA EDUCAÇÃO DE NOSSO PAÍS, O PROFESSOR TEM O IMPORTANTE PAPEL DE MEDIAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO E APRENDIZAGEM PARA ASSIM, PROMOVER AS MUDANÇAS. TRATA-SE DE UMA PESQUISA QUALITATIVA RESPONDENDO AS QUESTÕES PARTICULARES COM UM NÍVEL DE REALIDADE QUE NÃO DEVERIA SER QUANTIFICADO. ESTE ARTIGO PROPÕE-SE DISCUTIR O CURRÍCULO ESCOLAR E AS PRÁTICAS DOCENTES DE UMA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA, QUE COLABORE COM A FORMAÇÃO DO EDUCANDO EM UMA PERSPECTIVA CRÍTICA E REFLEXIVA E QUE SE PERPETUE PARA ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA. ASSIM ESTES, PARTICIPARÃO DA TOMADA DE DECISÕES ÉTICAS, POLÍTICAS, SOCIAIS E CULTURAIS DO NOSSO PAÍS. OBSERVAMOS QUE O CURRÍCULO ESCOLAR TEM IMPORTANTE FUNÇÃO DE ABARCAR OS CONHECIMENTOS ADVINDOS DOS DIFERENTES SABERES ESCOLARES COM O PROPÓSITO DE TRAZER VIDA E IDENTIDADE PARA ESTA PRÁXIS TÃO IMPORTANTE PARA A FORMAÇÃO DO EDUCANDO. A EDUCAÇÃO AMBIENTAL SURGE NESTE ENREDO, COMO PROPOSTA DE INTERLIGAR OS ENVOLVIDOS NO PROCESSO EDUCATIVO PARA UMA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA E QUE FLUA TODO O CONHECIMENTO POR ONDE ESTES PASSAREM. A EDUCAÇÃO FAZ MUITO MAIS SENTIDO QUANDO OS ENVOLVIDOS NESTE PROCESSO PARTICIPAM EM AÇÃO COLABORATIVA DO ENSINO E APRENDIZAGEM, FAZENDO DAS PRÁTICAS DOCENTES E DOS APRENDIZADOS UMA FONTE DE NOVAS E VALOROSAS SIGNIFICAÇÕES PARA O CONTEXTO ESCOLAR.