AS QUESTÕES DE GÊNERO ESTÃO, HISTORICAMENTE, RELACIONADAS DIRETAMENTE À EDUCAÇÃO, SOBRETUDO, QUANDO OS SUJEITOS SÃO PROTAGONISTAS NESTE PROCESSO, COMO CONFIGURA-SE A MULHER. PROCURANDO EVIDENCIAR ESTE DISCURSO, ESTE ESTUDO BUSCA ANALISAR A HISTORICIDADE DA MULHER NA EDUCAÇÃO, MAS TAMBÉM PONTUAR COMO O SISTEMA ECONÔMICO CAPITALISTA INFLUENCIOU E INFLUENCIA NESTE ENTRELACE. COMO EMBASAMENTO EMPÍRICO DA TEMÁTICA, FOI REALIZADO UMA PESQUISA QUALITATIVA POR MEIO DE UM QUESTIONÁRIO DIRECIONADO A PEDAGOGAS ONDE ELAS EXPÕEM, ACERCA DA TEMÁTICA, SUAS VIVÊNCIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS. OS RESULTADOS APONTAM QUE RECRUDESCIMENTO FEMININO TANTO NOS ESPAÇOS EDUCATIVOS COMO PROFISSIONAIS TEM OCASIONADO UM RECONHECIMENTO SOCIAL RELEVANTE QUE IMPACTAM POSITIVAMENTE NA SOCIEDADE MODERNA, EM CONTRAPARTIDA CONSTITUI-SE EM ALGUNS IMPASSES PESSOAIS.